Publicidade
Notícias | Região Turismo

Sapiranga terá casa para agricultoras venderem seus produtos na entrada da cidade

Imóvel já existe, mas precisa passar por melhorias; Associação Kolonigesckmach está com a documentação em dia e poderá ocupar o espaço

Por João Ávila
Publicado em: 16.01.2021 às 14:58 Última atualização: 16.01.2021 às 15:17

Casa do Agricultor será porta de entrada para o turismo em Sapiranga Foto: Hermes Reich/Prefeitura
Antigo sonho dos produtores rurais de Sapiranga para a venda de seus produtos está prestes a ser realizado. A Casa do Agricultor, construída no início dos anos 2000, será reformada para abrigar os integrantes da Associação Koloniegeschkmack, ou Sabor da Colônia. Além da oportunidade para incremento da renda das famílias, o espaço será a porta de entrada dos turistas para a Cidade das Rosas. "Depende apenas de projeto para ser reformado", adianta a prefeita Carina Nath (PP), entusiasta da proposta. O imóvel está localizado à margem da rodovia RS-239, sentido Sapiranga-Novo Hamburgo.

A Associação Koloniegeschkmack surgiu de um grupo de mulheres que vivem na área rural do município. Elas se organizaram, a partir de 2019, com a finalidade de utilizar a casa e agora a documentação ficou pronta. "Vamos dar prioridade para estas mulheres utilizarem a casa. Será a primeira porta para o turista, já que pretendemos incentivar o turismo", lembra a prefeita.

Conforme Ângela Dias Stumpf, uma das integrantes da Koloniegeschkmack, são cerca de 15 mulheres que integram a associação, todas da zona rural de Sapiranga. "Cada uma tem a sua lida diária e este trabalho vai além", diz ela, lembrando que o grupo prioriza a panificação, "com receitas do tempo da vovó". Hoje, porém, com consultoria da Emater. "Esta é uma forma de unir nossas forças, cada uma com o seu sabor", acrescenta.

Rosane Engellman, Milonde Dias e Leila Helena Kronbauer, integrantes da associação de produtoras rurais de Sapiranga Foto: Divulgação

Uma das ideias do grupo é, junto à Casa do Agricultor, colocar fornos à lenha para mostrar aos visitantes como é a produção de pães e cucas. Também será feito contato com mulheres que têm vínculo com agroindústrias coloniais para diversificar os produtos.

Milonde Dias é integrante da associação de produtoras rurais de Sapiranga Foto: Divulgação


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.