Publicidade
Notícias | Região Imunização

Região deve receber 26 mil doses da CoronaVac nesta terça

Marcado por atrasos e problemas na logística da entrega dos imunizantes, a segunda-feira teve o ingresso das primeiras doses no Estado, que devem chegar aos municípios hoje

Por JEAN PEIXOTO
Publicado em: 19.01.2021 às 03:00 Última atualização: 19.01.2021 às 07:43

Enfermeiras Tisiane Molder e Karen Carvalho mostram os preparativos leopoldenses Foto: Thales Ferreira/Prefeitura de São Leopoldo
O anúncio da aprovação, em caráter emergencial, do uso das vacinas CoronaVac e AstraZeneca pela Agência Nacional de Vigilancia Sanitária (Anvisa), deixou os prefeitos em alerta. Para a nossa região, atendida pela 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), estão previstas 26 mil doses do imunizante para a primeira etapa da vacinação. A 1ª CRS é composta por 66 municípios, no entanto, até a noite de segunda-feira (18), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) não tinha informações precisas sobre a quantidade de imunizantes que seriam disponibilizados para cada prefeitura. Além disso, o horário previsto para a chegada dos insumos e o início da vacinação sofreu, pelo menos, duas alterações devido a atrasos ocasionados por problemas de logística.

Apesar dos percalços e atribulações para a chegada das vacinas ao Estado, os prefeitos da região começaram cedo as mobilizações para garantir que as estruturas dos municípios estejam preparadas para o início imediato da imunização, tão logo o Estado disponibilize as doses.

Em São Leopoldo, o prefeito Ary Vanazzi convocou uma reunião com integrantes da Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) para alinhar os protocolos. O prefeito tinha esperanças de que, ainda ontem, os primeiros leopoldenses pudessem ser vacinados, mas devido ao atraso na entrega, não foi possível. Inclusive, uma profissional da linha de frente do Hospital Centenário já foi selecionada para ser a primeira a receber a vacina, mas o nome ainda não pode ser divulgado, conforme a assessoria de comunicação do HC.

A prefeitura reiterou que os grupos prioritários da primeira fase incluem pessoas em Instituições de Longa Permanência para idosos (ILPIs), indígenas, além dos profissionais de saúde da rede pública e privada. "Temos equipes preparadas, contamos com 18 salas de vacinação e um cronograma montado. É uma corrida contra o tempo. Nossa meta é em março incluir o grupo dos professores e resolver a questão do ensino", ressaltou Vanazzi.

Em Sapucaia do Sul, o prefeito Volmir Martins também reuniu o secretariado logo pela manhã para definir estratégias. "Já montamos toda a estrutura para receber a vacina e elaboramos o cronograma de imunização da nossa população", afirmou o prefeito.

Novas câmaras

A Secretaria de Saúde de Esteio (SMS) reforçou a estrutura para imunização com a compra de cinco novas câmaras para conservação de imunobiológicos, equipamentos utilizados para o armazenamento de vacinas. O prefeito Leonardo Pascoal foi até a SMS ontem para conferir os equipamentos, acompanhado pela titular da pasta, Ana Boll. Os equipamentos serão instalados nas Unidades Básicas de Saúde Cruzeiro, Dr. Paulo Justiniano Lucena Borges (Parque Claret), Nickollas Gomes (Centro) e Jardim Planalto. As câmaras são da marca Biotecno, modelo BT 1100/420, e, entre suas especificações, têm capacidade de 420 litros, temperatura de 2°C a 8°C e sistema de segurança.

Repasse às cidades

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) prepara para hoje o envio das doses da vacina contra a Covid-19 para todos os municípios do Estado. Um lote de 341,8 mil unidades era aguardado para ser entregue ainda ontem, fabricadas pelo Instituto Butantan e distribuídas pelo Ministério da Saúde. Após a separação por regional, por critérios populacionais, as doses serão despachadas para Porto Alegre e às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS).

Inicialmente, o público a ser vacinado são os profissionais de saúde da linha de frente em hospitais, Atenção Básica e rede de urgência e emergência, pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e população indígenas aldeadas. Deve ser encaminhada hoje 170,8 mil doses aos municípios aproximadamente a metade do recebido. A quantidade remanescente fica reservada para o posterior envio destinado à segunda dose desse público, prevista para aplicação entre 2 e 4 semanas após a primeira aplicação.

O envio – a partir de Porto Alegre – será realizado por via terrestre e aérea, com o apoio da frota de aviões da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A Secretaria de Saúde prevê para ainda hoje as definições das quantidades por município, após o trabalho nas coordenadorias de separar as caixas para cada cidade, seguindo os critérios populacionais dos grupos prioritários. Entre o público destinado para o início da campanha, 138 mil doses são destinadas aos trabalhadores da saúde, cerca de 34% estimado a esse grupo

A Covid-19 nas cidades da região do VS

São Leopoldo

15.346 casos

35 internados

14.786 recuperados

231 mortes

Sapucaia do Sul

5.962 casos

30 internados

5.175 recuperados

153 mortes

Esteio

5.423 casos

21 internados

5.121 recuperados

143 mortes

Portão

1.569 casos

7 internados

1.441 recuperados

31 mortes

Capela de Santana

351 casos

33 internados

312 recuperados

3 mortes

Total na região

28.651 casos

126 internados

26.835 recuperados

561 mortes

Dados cruzados entre as prefeituras e a Secretaria Estadual da Saúde (SES) até as 20 horas de segunda-feira (18).


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.