Publicidade
Notícias | Região Educação

Enem desafiador em época de pandemia de Covid-19

Segundo dia de provas da versão impressa do exame ocorreu neste domingo (24) em todo o País e agora resta o desafio para quem fará a versão digital

Por Bruna Mattana
Publicado em: 24.01.2021 às 20:28

Schirmann agora aguarda o gabarito e o resultado final Foto: Arquivo Pessoal

Estudantes de todo o País realizaram neste domingo (24) o segundo dia da prova impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), resolvendo 90 questões de ciências da natureza e matemática. O gabarito das provas objetivas deverá ser divulgado até o dia 27 e, as notas finais, no dia 29 de março. No próximo domingo, dia 31 de janeiro, ocorrerá o primeiro dia do exame no formato digital.

O estudante Daniel Schirmann, 18 anos, que encerrou o ensino médio na Escola Borges de Medeiros, em Novo Hamburgo, e optou pela versão impressa do Enem, diz que achou o segundo dia de prova mais difícil do que o primeiro. "Como quero cursar Psicologia, o tema da redação, que foi saúde mental, veio muito a calhar. Já é um assunto que me interesso. Por isso, acho que consegui discorrer bem sobre a temática. As questões de humanas do primeiro dia também foram tranquilas, apesar de cansativas", conta.

Em relação à prova deste domingo (30), de ciências exatas, Daniel ressalta que a de matemática foi a mais complexa. "Química e biologia eu achei melhor."

Daniel integra o grupo de 5,7 milhões de estudantes que se inscreveram para a prova, que este ano ocorre em dois formatos, devido à pandemia. Deste total, 245.877 alunos são do Rio Grande do Sul. Entre os gaúchos, 4.015 são candidatos de Novo Hamburgo.

Professora de língua portuguesa e literatura do Colégio Estadual Vila Becker, de Novo Hamburgo, Mônica Rauber pontua que a pandemia colocou em foco as questões da saúde mental, um tema do dia a dia do estudante. "Foi um ano de muita fake news e de muito conhecimento. Acredito que os alunos que estavam antenados sobre que estava acontecendo no mundo se saíram bem na redação, pois o tema era algo que estava muito presente no cotidiano deles. Para quem vai fazer o Enem, na versão digital, meu conselho é que busque pluralidade de fontes de informação."


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.