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Inspiramais digital fomenta novas coleções e negócios

Segunda edição do evento virtual começou ontem e reúne players ligados à moda, inclusive do setor coureiro-calçadista brasileiro

Publicado em: 27.01.2021 às 03:00 Última atualização: 27.01.2021 às 06:26

Começou ontem, de maneira 100% digital, o Inspiramais. Apresentado como o primeiro marketplace de soluções em design, inovação e sustentabilidade, o evento - que também contempla o setor calçadista - utiliza a plataforma virtual para apresentar inspirações baseadas em pesquisa de moda, promover networking e fomentar novas criações. Ao todo, 650 materiais estão sendo lançados.

A programação em tempo real encerra hoje, mas durante 30 dias o Inspiramais manterá o site ativo, com uma extensa agenda de rodadas de negócios nacionais e internacionais, além de outras atrações.

Conforme o coordenador de Mercado Internacional e Inteligência de Mercado da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Luiz Ribas Júnior, há confirmação de 50 compradores nas rodadas internacionais. São empresários de países como Colômbia, Equador, Índia, Argentina, Peru, México e Uruguai.

"As rodadas internacionais vão acontecer de 8 a 12 de fevereiro. Nos dois primeiros dias do Inspiramais, orientamos os compradores para que conheçam os produtos e, posteriormente, estejam preparados para as rodadas", destaca Luiz. Na última edição do Inspiramais digital, em agosto de 2020, foram realizadas mais de 420 rodadas, que geraram uma expectativa de US$ 1,8 milhão em fechamento de negócios.

Promoção

As rodadas internacionais fazem parte do Projeto Comprador, promovido pelo projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, uma realização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq).

Nova maneira de comprar

Juliana Mafeçoli, estilista e diretora criativa da marca de calçados femininos Di Valentini, conta que o Inspiramais serve como referência para o desenvolvimento das coleções. "É a partir dele que conseguimos enxergar o que os nossos fornecedores estão trabalhando, o que eles estão pensando." Ela reforça que, independente do formato ser digital ou físico, a empresa utiliza o evento para prospectar negócios. "Nada é comprado de imediato. Se algum material ou insumo nos interessar, solicitamos amostras e é a partir delas que começamos a definir nossa cartela para a próxima estação", conta.

Sobre o formato digital, se diz cautelosa. "A gente ainda está vivendo este processo. No formato digital não é tão fácil de enxergar o material, de entender o produto. Temos a necessidade do toque, de pegar na mão, de sentir o material, de ver ele com as mãos e não apenas com os olhos", analisa.

Por outro lado, a estilista da Di Valentini reforça que promover o evento de maneira on-line é imprescindível. "Neste momento, se não tivéssemos o Inspiramais em formato digital, ele não ocorreria. E eventos como esse não podem morrer, é preciso que eles se perpetuem", completa.

Lançamentos Trends

Já está disponível a edição de janeiro da revista Lançamentos Trends, publicação do Grupo Sinos com foco na indústria que abastece o mercado calçadista brasileiro e internacional. A revista - que também está disponível no Inspiramais - apresenta aos criativos da moda informações para o desenvolvimento de suas coleções para o verão 2022. Para ler acesse lançamentos.com.br.


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