Publicidade
Notícias | Região Entenda por que

Em Bom Princípio, choveu mais em uma hora do que o esperado para o mês inteiro

A média histórica do mês de fevereiro no Rio Grande do Sul é de 108,6 milímetros. Confira o levantamento de algumas cidades da região

Por Jauri Belmonte
Publicado em: 04.02.2021 às 12:20 Última atualização: 04.02.2021 às 12:44

Ao contrário do último verão, quando a estiagem atingiu em cheio o Estado do Rio Grande do Sul entre a parte final de 2019 e meados do outono de 2020, causando seca e consequência graves à agricultura, 2021 tem um cenário distinto. A alteração no padrão de circulação geral da atmosfera e a mudança no perfil do fenômeno La Niña têm feito da estação mais quente do ano um período chuvoso no território gaúcho.

Bom Princípio, que teve estragos por conta da chuva, foi a cidade da região que teve o maior volume de água registrado. Em apenas uma hora, choveu 115 milímetros, de acordo com o coordenador da Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade, Paulo Portinho. "Na verdade, o que tivemos aqui foi uma tromba d'água, uma concentração de nuvens, assim como aconteceu no ano de 2000 na cidade de Alto Feliz, quando aconteceu uma avalanche", falou Portinho.

Volume supera a média histórica

A quantidade de chuva que atingiu a cidade do Vale do Caí é superior à média histórica do mês de fevereiro no Rio Grande do Sul, que é 108,6 milímetros. De acordo com a meteorologista Estael Sias, o cálculo é feito sobre a média dos últimos 30 anos e, também, serve para projetar o volume de chuva em cada mês.

Outras cidades

Por conta de um ciclone extratropical que atinge a costa do Estado, trazendo chuva, vento e amenizando o calorão típico da época, Taquara registrou nesta quinta-feira (4), além da chuva torrencial, acompanhada de raios, o maior volume entre as cidades dos vales do Sinos e Paranhana. Em um intervalo de 2 horas, choveu 36,8 milímetros de acordo com o Observatório Heller & Jung.

Já em Novo Hamburgo, de acordo com o coordenador da Defesa Civil tenente Claudiomiro da Fonseca, em 2 horas choveu 20 milímetros. A quantidade é a mesma registrada em Campo Bom, conforme informações de Nilson Wolff, responsável pela estação meteorológica campo-bonense. O volume das duas cidades é 18,42% do esperado pela MetSul para o mês de fevereiro inteiro. Segundo Wolff, a média histórica de Campo Bom para o segundo mês do ano é de 134 milímetros.

Na Serra, a Defesa Civil de Gramado informou que, em 3 horas, choveu 22,6 milímetros na cidade. O número é 20,81% do que era esperado para o mês. Segundo Estael, outras áreas do Estado registraram na quarta-feira mais de 100 milímetros.

O que esperar para fevereiro

Conforme a MetSul Meteorologia, fevereiro não deve ter padrões meteorológicos que remetam à estiagem, como era previsto. A tendência é a manutenção de uma condição mais favorável para chuva.

Assim, grande parte do Sul do Brasil deve terminar fevereiro com volumes de chuva próximos ou acima da média, com áreas isoladas de chuva abaixo da média. A irregularidade da chuva deve ficar acentuada por conta da atmosfera quente.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.