Publicidade
Notícias | Região CoronaVac

Cidades da região começam a receber vacinas que serão aplicadas em idosos

Municípios organizam operação de aplicação da nova fase

Por Débora Ertel
Publicado em: 08.02.2021 às 03:00

RS recebeu neste domingo nova remessa de 193,2 mil vacinas CoronaVac Foto: Divulgação/ItamaR Aguiar/Palácio Piratini
Depois do anúncio do governador Eduardo Leite de que parte da nova remessa de vacinas contra a Covid-19 será destinada às pessoas com mais de 85 anos, as prefeituras aguardam orientações da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para definir como será realizada essa próxima etapa da campanha. Os imunizantes chegaram neste domingo, com segurança reforçada.

Das 193,2 mil doses de CoronaVac que chegaram ontem ao RS, 147 mil são para imunizar idosos acima de 85 anos e 44,3 mil para profissionais da saúde. Deste total, 20.720 serão destinados para os 44 municípios de cobertura do Jornal NH.

Serão 16.740 doses para os idosos e 4.250 para os profissionais de saúde. Hoje, as coordenadorias regionais de Saúde (CRS) deverão dar início à separação de doses por município.

Planejamento

Ao longo da semana as vacinas estarão disponíveis para as secretarias municipais de saúde darem início à imunização dos idosos. De acordo com dados da SES, a região tem 33.577 moradores com 80 anos ou mais.

Ainda segundo a SES, nas cidades em que o grupo prioritário já estiver imunizado, a vacinação pode avançar conforme o cronograma. Ou seja, se todas as pessoas acima de 85 anos receberem a primeira dose, os idosos a partir de 80 anos começam a ser atendidos.

Conforme o Estado, o volume de vacinas desta remessa será suficiente para aplicar a primeira dose em 43% das 280 mil pessoas acima de 85 anos que vivem no Rio Grande do Sul, o que representa 120 mil.

Uma operação com segurança reforçada recebeu ontem pela manhã no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, o avião que trouxe as doses vindas do Instituto Butantan. Do aeroporto, as doses seguiram para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi).

As coordenadorias 1ª (Porto Alegre), 8ª (Cachoeira do Sul), 13ª (Santa Cruz), 16ª (Lajeado), 18ª (Osório) e a Secretaria Municipal de Saúde da capital têm prevista a retirada das doses por via terrestre. As demais serão distribuídas com aeronaves da Brigada Militar e da Polícia Civil. A previsão é de que todas as coordenadorias estejam em posse dos frascos no início da tarde desta segunda.

Diferentemente da primeira remessa de vacinas recebidas, todas as 193,2 mil doses serão repassadas e utilizadas para a primeira aplicação, sem reserva pelo Estado. "Estamos seguros de receber doses suficientes em tempo hábil para a segunda aplicação de todos que receberem a primeira", explicou a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Cynthia Molina Bastos.

"Cabe às prefeituras organizar a aplicação das doses e divulgar aos moradores como ocorrerá o processo em cada município, seja de forma presencial nas unidades de saúde, por drive-thru ou outro formato", informou o Estado.

Cidades se mobilizam

Ivoti

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, ainda não foi finalizada a primeira etapa de vacinação, processo que se estenderá durante essa semana. A vacinação de idosos será realizada depois que forem divulgadas as orientações da 1ª CRS. A expectativa é organizar a vacinação dos idosos acima de 85 anos e acamados de forma presencial, por meio de agendamento prévio para grupos de dez. A medida está levando em conta que o município vai receber frascos de multidoses (com dez doses em cada ampola). De acordo com o órgão, o objetivo é não desperdiçar nenhuma dose e, principalmente, evitar aglomerações.

Sapiranga

Ainda não há um cronograma definido para os idosos na Cidade das Rosas, pois a Secretaria Municipal de Saúde aguarda as orientações do Estado, além do envio das novas doses. Já foi concluída a primeira dose dos idosos institucionalizados e, a partir de hoje, a equipe passará a vacinar os profissionais de saúde dos laboratórios, clínicas particulares e dos serviços funerários. A prefeitura também está prestes a concluir o Plano Municipal de Vacinação.

Taquara

A partir desta segunda-feira, está disponível um formulário on-line para cadastro de pessoas com 60 anos ou mais para receberem a vacina contra a Covid-19, quando a imunização estiver na etapa deste público. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é conhecer a realidade dessas pessoas, quantas são e iniciar o planejamento para o futuro atendimento. A iniciativa, segundo a secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, também busca evitar que a população idosa acabe se aglomerando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Com o formulário, será possível analisar quem deve ser imunizado no domicílio e quem pode fazer o agendamento no posto. A prefeitura deve divulgar número de WhatsApp ou ainda um contato telefônico. O cadastro ficará aberto até o dia 28.
Neste momento, a vacinação ocorre em profissionais da saúde e pessoas em instituições de longa permanência.

Dois Irmãos

O Setor de Imunizações ainda aguarda orientações do Estado para organizar o cronograma de imunização dos idosos. Por enquanto, ainda são vacinados os profissionais da saúde, grupo prioritário da primeira etapa. Segundo a prefeitura, existe um número de idosos cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde, mas que apresenta distorções. O município ainda avalia se realizará um cadastro. Nas próximas semanas, deve ser disponibilizado um Disque Vacina para esclarecimento de dúvidas e informações.

Campo Bom

Na sexta-feira, o município deu início a vacinação dos profissionais de saúde da área privada. Assim que esse grupo estiver concluído, deve começar a imunização dos idosos. As unidades de  Estratégias da Saúde da Família já têm um cadastro desta população. Aqueles que possam estar fora da base de dados,  serão chamados e orientados sobre como ocorrerá a imunização.

Atenção especial para o litoral

A 18ª CRS de Osório receberá 12.150 doses, sendo 11.190 destinadas às pessoas com mais de 85 anos. O governo adotou a medida porque a população idosa do litoral é a que mais cresce no Estado.

Segundo estimativas populacionais do Departamento Estadual de Estatística (DEE), Imbé tem o menor percentual de população potencialmente ativa do Estado, 59,04%.

Em Imbé a prefeitura disponibilizou o site www.vacina.imbe.rs.gov.br. para cadastro, a fim de que as pessoas acima de 60 anos solicitem a vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde destaca que as pessoas não serão vacinadas por ordem de inscrição, mas conforme a determinação do Ministério da Saúde.

Novo Hamburgo prepara ações desta etapa

No Município, estima-se que a população acima de 85 anos seja de 1,6 mil pessoas. O secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, garante que a estrutura para atender este público está organizada.

Entre as ações previstas está o uso da Casa de Vacina para imunizar os idosos que podem se deslocar. "Nossa recomendação é que as pessoas fiquem atentas ao início da vacinação e só procurem a Casa de Vacina quando iniciar esta nova etapa", alerta.

Os idosos acamados serão vacinados na residência. Conforme o secretário, não está descartado o uso de drive-thru.

Até semana passada, Novo Hamburgo tinha quatro equipes volantes de vacinação, cada uma integrada por dois servidores.

População acima de 80 anos na região

Tabela população acima de 80 anos na região

São Leopoldo

A Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo deve se reunir hoje pela manhã para definir a estratégia de vacinação dos idosos com mais de 85 anos. No sábado, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que a meta era imunizar 300 pessoas diariamente, mas isso pode aumentar com a disponibilidade.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.