Publicidade
Notícias | Região Educação

A volta dos pequenos à sala de aula após as novas regras

Cidades estão se adaptando às novas normas

Por Débora Ertel
Publicado em: 24.02.2021 às 03:00 Última atualização: 24.02.2021 às 08:13

Retorno das aulas na Emei Paulistinha, em Campo Bom. Foto: InezioMachado/GES
Foi de mão dada com a mãe e alegre por reencontrar os colegas e a professora que Helena Elvira Krug da Silva, 2 anos e dez meses, retornou para a escola nesta terça-feira. Ela é aluna da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Paulistinha, de Campo Bom, escola que tem 146 estudantes.

Campo Bom retomou já no dia de ontem as atividades da educação permitidas pelo decreto estadual. Além da educação infantil, foi autorizada a retomada das aulas dos 1.º e 2.º ano do ensino fundamental, que são a faixa etária entre 6 e 7 anos. Nas demais cidades da região, o retorno deve ocorrer entre hoje e a semana que vem.

Depoimento

"É muito complicado para as crianças nesta idade esse para e volta", comenta a mãe da menina, a professora Poliana Krug Martini, 35 anos. Ela lembra que é preciso fortalecer o vínculo com a instituição.

Para Poliana, as reviravoltas em relação ao funcionamento de escolas, por conta da troca de bandeiras, também refletem no seu trabalho. Ela é professora de educação infantil e ficou desempregada depois que a instituição onde trabalhava fechou no ano passado. "Eu torço para que tudo volte ao normal pela minha filha e também pelo meu trabalho", diz.

Consciência

Segundo a diretora da Emei Paulistinha, Deizi Drey, os pais têm se mostrado conscientes sobre a situação da bandeira preta e confiantes nos protocolos adotados pela escola:

"Tivemos algumas famílias que decidiram ficar com os alunos em casa até mudar para a bandeira vermelha. Mas a maioria veio", comentou.

Por enquanto, o ensino fundamental do 3º ao 9º anos terá atendimento remoto. Ensino médio técnico e superior podem ter presencialmente atividades práticas essenciais para conclusão de curso, como pesquisa, estágio curricular obrigatório e laboratórios. As demais aulas devem ser realizadas à distância.

A situação pela região

Novo Hamburgo - A rede privada pode retornar as aulas segundo o decreto estadual. Já a rede municipal, começa na segunda-feira.

Dois Irmãos - A volta às aulas na rede municipal para a Educação Infantil e os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, está prevista para hoje. As unidades da Fundação Assistencial de Dois Irmãos (Fadi) já atenderam ontem.

Ivoti - Aulas da educação infantil e 1º e 2º ano do ensino fundamental retornarão hoje.

Sapiranga - A educação infantil e 1.º e 2.º anos retornam às aulas presenciais nesta quarta-feira, conforme escalonamento. Demais séries terão atendimento remoto.

Taquara - Aulas presenciais na educação infantil seguem suspensas nesta semana. A medida também é válida para os ensinos fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal.

Mesmo com a permissão do Estado para retomada de parte dos alunos, Taquara decidiu não retornar às atividades em razão da alta taxa de infecção no município.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.