Publicidade
Notícias | Região Educação

Retomada das aulas na rede estadual está sendo on-line

Ontem começaram atividades remotas. Escolas estavam prontas para retomar aos poucos ensino presencial, mas bandeira preta mudou planos

Por Bruna Mattana
Publicado em: 09.03.2021 às 03:00 Última atualização: 09.03.2021 às 09:29

Em Novo Hamburgo, 25 de Julho estava com tudo preparado para sistema híbrido incluindo aulas presenciais e teve que mudar planos. Agora, apresenta a equipe e escola em série de vídeos que estão sendo publicados no Facebook Foto: Reprodução
Apesar de tudo pronto para receber os alunos de forma presencial, a retomada nas escolas da rede estadual, ontem, ocorreu on-line, devido à bandeira preta que vigora em todo o Estado e estabelece medidas mais restritivas para evitar a disseminação do coronavírus.

A diretora do Colégio Estadual 25 de Julho, de Novo Hamburgo, Janaína Barbosa de Souza, destaca que foi contratada uma nova rede de Internet e comprados roteadores para melhorar as transmissões em sala de aula. "Distribuímos dispensers de álcool gel por toda a escola, fizemos as demarcações, separações nas salas e confecção de banners com orientações de prevenção à Covid-19."

Programação

O governo do Estado havia estabelecido um calendário de retomada da rede escalonado, com início no dia 8 de março para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Sendo a volta somente remota, a retomada ontem ocorreu para todos os níveis de ensino.

Segundo Janaína, a primeira semana será de acolhimento, pois as turmas ainda não estão fechadas e matrículas serão realizadas até 22 de março. "Estamos recebendo toda a documentação de forma on-line e organizando as turmas."

A diretora destaca que as atividades começarão de forma remota, porém sem o Classroom, que ainda está em construção pelo governo do Estado. "Como não temos os contatos de todos os nossos alunos novos vamos lançar vídeos no Facebook, com o intuito de acolher e apresentar a nossa escola a toda a comunidade escolar no decorrer desta semana."

Atendimento

Como o atendimento será realizado somente de modo virtual neste primeiro momento, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) orienta que as instituições de ensino fixem um cartaz em local visível com os contatos de telefone, e-mail e WhatsApp para a comunidade escolar.

Precauções

Conforme o secretário estadual de Educação, Faisal Karam, a ação visa garantir a segurança de todos os alunos, professores, servidores e comunidade escolar.

"Este é um momento difícil e nós só vamos passar por isso se estivermos unidos. O ano letivo de 2021 depende da máxima dedicação do poder público, garantindo os meios para que todos tenham acesso aos conteúdos; e das famílias, que vão ficar responsáveis pelo engajamento dos seus filhos", explica.

 

Professores se aproximam dos alunos e famílias

Gustavo Garcia, professor de espanhol do ensino médio da Escola 25 de Julho, diz que alunos e professores começarão o ano mais engajados no formato remoto, mas que ainda sente falta da interação na sala de aula. "Estávamos animados com a retomada híbrida, pois faz falta o olho no olho para saber se o aluno compreendeu o conteúdo."

Para o professor de filosofia da mesma instituição Rafael Ribas, este ano o objetivo é estabelecer um contato maior com os pais a fim de que se crie uma rotina de estudos em casa.

Presencial segue suspenso

Na última semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou pedido do RS para suspender liminar da Justiça gaúcha que determinou o fechamento das escolas no Estado. Com isso, seguem suspensas as aulas presenciais de turmas da educação infantil e de 1.º e 2.º anos do ensino fundamental.

A decisão do STF saiu na noite de quinta, 24 horas depois do governo estadual recorrer. A ação pela suspensão era do Cpers-Sindicato e da Associação Mães e Pais pela Democracia.

Semana de acolhimento

Segundo a Seduc, entre os dias 8 e 12 de março as escolas devem agendar encontros virtuais com os alunos e familiares para uma etapa de acolhimento. Serão dadas as boas-vindas, repassadas orientações sanitárias e apresentados os professores e o cronograma.

Em 2021, as aulas remotas vão continuar sendo realizadas pela plataforma Google Sala de Aula. A Seduc informou que, a partir da próxima semana, as escolas já poderão utilizar a ferramenta para aulas on-line.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.