Publicidade
Notícias | Região Preocupante

Diminui a procura pela segunda dose da vacina contra a Covid-19 em São Leopoldo

Durante a terça-feira, em São Leopoldo, apenas 148 pessoas, entre idosos e profissionais da saúde, foram se vacinar. Número é preocupante

Por Isabella Belli
Publicado em: 10.03.2021 às 03:00 Última atualização: 10.03.2021 às 07:58

Drive-thru no Largo Rui Porto permaneceu vazio praticamente todo o dia Foto: Fotos Diego da Rosa/GES
O Ginásio Municipal Celso Morbach, no Largo Rui Porto, onde ocorre a vacinação contra o coronavírus pelo sistema de drive- thru, em São Leopoldo, ficou vazio praticamente durante toda esta terça-feira, 9, assim como a Antiga Sede da Unisinos. Quando a equipe do Jornal VS chegou ao ginásio no fim da manhã, as vacinadoras conversavam entre si enquanto aguardavam a chegada de algum veículo para a segunda dose. Cenário completamente diferente de dias atrás, quando havia uma fila quilométrica de carros no local. Conforme dados da assessoria de comunicação, foram imunizados ontem somente 32 profissionais da saúde e 116 idosos que compareceram nos dois locais de vacinação.

Na segunda-feira, 8, o total era de 1.197 trabalhadores da saúde vacinados e, ontem, 1.229. Haviam sido vacinados até segunda 1.350 idosos e até o final do dia de ontem, 1.466 , tanto no drive-thru do ginásio como na antiga Unisinos.

Alerta

De acordo com a coordenadora da imunização no Município, Karen Quevedo Carvalho, algumas pessoas aproveitaram o dia de ontem para se vacinarem, mas o número foi bem pequeno. "Foi um dia tranquilo e, ao mesmo tempo, preocupante, afinal tanto idosos como profissionais da saúde precisam vir tomar a segunda dose dentro do período estipulado pelo laboratório", alertou ela, explicando que quem recebeu a primeira dose da vacina Butantan/CoronaVac tem de 14 a 28 dias para tomar o complemento.

"Estamos aconselhando que venham finalizar a imunização em um prazo de 21 dias. Assim não correm o risco de passar do prazo". Já para quem recebeu a primeira dose da Oxford/AstraZeneca, só poderá aplicar o complemento após 90 dias.

Fique atento ao prazo para a segunda dose da vacina

Tabela Foto: Reprodução

 

Anticorpos caem se não tomar 2ª dose no prazo

A coordenadora de imunizações na cidade, Karen Quevedo Carvalho, explica que o problema de passar do prazo é a queda dos anticorpos criados pelo corpo quando a pessoa recebe a primeira dose da vacina. "Após um intervalo muito longo de espera para tomar o complemento, pode haver uma queda nos anticorpos. Isso significa que a pessoa não estará totalmente imunizada. A proteção dela ficará prejudicada."

Ainda segundo a coordenadora da vacinação em São Leopoldo, caso o idoso ou o trabalhador da área de saúde passe do período estipulado para tomar o complemento da vacina, o processo segue normalmente, ou seja, ele deve procurar a vigilância para receber a segunda dose. "Não daremos novamente a primeira dose para depois aplicar a segunda. Mesmo passando do prazo, a pessoa vai receber a segunda, porque a principal ela já recebeu. Só que isso é de responsabilidade de cada um. A partir do momento que passa do intervalo aconselhável pelo laboratório, a proteção não será mais a mesma conforme o tempo for passando."

A aposentada Maria Ermínia dos Santos, 92 anos, foi junto com o filho na tarde de ontem receber a segunda dose. Com a tranquilidade causada pela falta de movimento, ela pode receber o complemento da vacina sem preocupações. "É um alívio saber que agora estou imunizada."

 

Vacinação hoje

A aplicação das segundas doses ocorrerá nesta quarta-feira, 10, somente na Antiga Sede da Unisinos com entrada pela Praça Tiradentes. A vacinação no local será para idosos e profissionais da saúde. No Ginásio Municipal Celso Morbach onde estava ocorrendo a imunização pelo sistema drive- thru, não haverá atendimento. A decisão foi tomada em conjunto pela Vigilância em Saúde e pela Secretaria Municipal da Saúde que levaram em consideração a baixa procura nesta terça-feira.

Além disso, as equipes vão se preparar para a chegada de um novo lote da vacina CoronaVac que será utilizada para retomar a imunização da primeira dose em trabalhadores da área da saúde e em idosos com idade acima de 77 anos. Ainda não se sabe, porém, quantas doses o Município vai receber.

 


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.