Publicidade
Notícias | Região Imunização

Região deve receber mais 6,7 mil doses de CoronaVac nesta quinta-feira

Vacinas fazem parte da oitava remessa de imunizantes recebida do Ministério da Saúde na última terça-feira

Por JEAN PEIXOTO
Publicado em: 11.03.2021 às 03:00 Última atualização: 11.03.2021 às 07:18

Doses foram entregues na 1ª CRS na tarde de ontem Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Hoje começam a ser entregues às prefeituras as 206 mil doses da vacina chinesa CoronaVac, produzida em parceria com o Instituto Butantan, que chegaram ao Estado via Ministério da Saúde (MS) na última terça-feira (9). Para os municípios de circulação do Jornal VS impresso - São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Portão e Capela de Santana - serão destinadas 6.730 doses de imunizantes, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES).

As 206.560 doses da vacina recebidas pela SES começaram a ser distribuídas às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) ontem.

Além das vacinas recebidas na oitava remessa distribuída pelo MS na terça-feira, parte desses imunizantes também são provenientes de um remanescente que havia restado no estoque da Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), da remessa recebida na quarta-feira (3).

Faixa etária

As novas doses serão destinadas à conclusão da vacinação de idosos com 80 anos ou mais, para ampliar a imunização de idosos entre 77 e 79 anos e para profissionais de saúde ainda não vacinados. Essa etapa da vacinação contemplará a totalidade dos idosos de 77 anos ou mais e 83% dos profissionais de saúde em todo território gaúcho. Todas são destinadas a primeira aplicação da vacina.

A resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) 36/2021, que trata sobre a destinação dessas doses, permite a ampliação da faixa etária de idosos a serem vacinados, uma vez que se atinja 100% das pessoas com 77 anos ou mais. Pode-se ampliar para idosos com 76, depois 75, e assim por diante, conforme o município tiver estoque. Com essa remessa, o Estado já recebeu e distribuiu 1,28 milhão de doses de imunizantes.

Vacina Foto: Reprodução

Segunda dose continua hoje

A Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) leopoldense realiza novamente hoje a vacinação da segunda dose tanto para idosos quanto para profissionais de saúde que completaram 21 dias da primeira aplicação somente na Antiga Unisinos. Para ser vacinado é preciso levar documento com foto, CPF e carteira de vacinação.

Mais de 12,4 mil vacinas aplicadas

A Prefeitura de São Leopoldo já aplicou 12.479 doses de vacinas na população. Destas, 8.543 foram destinadas à primeira dose e 3.936 da segunda. Ao todo, o Município recebeu 13.784 doses de imunizantes, sendo 10.744 de CoronaVac e 3.040 de AstraZeneca. Até ontem. 2.507 profissionais da saúde haviam recebido a 1ª dose e 1.322 a 2ª.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.