Publicidade
Notícias | Região SAÚDE EM COLAPSO

Com falta de medicamentos, hospitais cogitam fechar leitos de UTI

Federação dos Hospitais Filantrópicos confirma que há instituições sem medicamentos para intubação. Lote distribuído pelo Estado está acabando rapidamente

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 18.03.2021 às 13:42 Última atualização: 18.03.2021 às 13:49

Com estoques no fim, Hospital Bom Pastor enfrenta dificuldades para repor remédios Foto: Joceline Silveira/GES-Especial
Diante do aumento na demanda por atendimento e pela grande quantidade de pacientes intubados, hospitais da região já enfrentam falta de medicamentos. Na prática, a falta desses medicamentos pode resultar em fechamento de leitos de UTI.

“São medicamentos essenciais para manter pacientes sedados. Caso não se tenha esses medicamentos nas instituições, leitos teriam que ser fechados, o que seria um caos ainda maior do que estamos vivendo”, afirma Elita Herrmann, diretora executiva do Hospital de Sapiranga e membro da diretoria da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS.

Leia notícias sobre coronavírus

Na última terça-feira (16), o governo do Estado encaminhou lotes de três medicamentos que compõem o kit intubação, adquiridos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual da Saúde.

“Esse lote atingiu poucos hospitais e as quantidades são muito pequenas. A grande maioria de medicamentos, como o midazolan (sedativo) e o rocurônio (bloqueador muscular), que são os principais, não estavam contemplados nesses lotes”, afirma.

Escassez, preço alto e pagamento antecipado

Elita relata que a busca pelos medicamentos por parte dos hospitais é constante, mas devido à alta demanda, os laboratórios não estão dando conta de produzir quantidade suficiente. Outro empecilho é que as distribuidoras, além dos preços elevados, cobram pagamento antecipado.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.