Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Novo Hamburgo

Novo lote de 6.140 doses da CoronaVac abre vacinação para idosos de 74 anos na segunda

Nesta sexta-feira (19) e no fim de semana, não haverá drive-thru na Fenac

Por Joyce Heurich
Publicado em: 19.03.2021 às 03:00 Última atualização: 19.03.2021 às 07:44

Maria Schmitt, 76 anos, recebeu a primeira dose da vacina da Covid-19 no drive-thru da Fenac Foto: Joyce Heurich/Jornal NH
O município de Novo Hamburgo está recebendo 6.140 novas doses da CoronaVac para dar continuidade à vacinação contra a Covid-19, que fazem parte do lote recebido pelo RS quarta-feira. Com isso, será possível ampliar a faixa etária do público vacinado. Um drive-thru já foi marcado para a segunda-feira, destinado ao público a partir de 74 anos de idade.

O drive-thru de segunda-feira será novamente na Fenac, das 9 às 16 horas, com acesso pela Avenida Nações Unidas. Os documentos necessários são uma identidade com foto e carteira do SUS de Novo Hamburgo, ou comprovantes de endereço no nome do idoso.

Expectativa

Ontem, foram vacinados idosos a partir de 75 anos. A fila de carros no drive-thru começou a se formar cedo, antes mesmo do início da aplicação das doses às 9 horas. A industriária Denise Medilia Schmidt chegou por volta das 8h30 à Fenac para vacinar a mãe, Eleci Cândida da Silva, de 76 anos. Ela ficou aproximadamente duas horas na fila.

"A expectativa é grande. Temos os profissionais trabalhando incansavelmente para ter sucesso e, infelizmente, temos esse problema aí para a gente passar. A grande esperança é a vacina", afirmou Denise, que elogiou a organização do drive-thru.

Equipe

Quarenta servidores públicos e acadêmicos da Feevale, além de guardas municipais, atuavam nos pavilhões da Fenac para organizar as cinco filas de carros. Na intenção de agilizar o atendimento e a aplicação das doses, tablets papa-fila estavam sendo utilizados pela equipe para fazer um pré-cadastro após a conferência da documentação necessária para a imunização.

Ansiosa para receber a primeira dose, a aposentada Maria Helena Schmitt, de 76 anos, comemorou. "Dei graças a Deus que chegou a minha vez porque a gente fica muito em casa. Agora, vou esperar pela minha segunda dose. Tenho muita saudade da praia e das minhas amigas, mas tem que ir se privando, não tem outro jeito", disse.

Acamados de 60

Pessoas acamadas com idade a partir de 60 anos já podem agendar a vacinação entrando em contato com a unidade de saúde de referência. Nesse caso, todas as unidades estão aptas para fazer o agendamento. A dose é aplicada na casa do idoso. Conforme orientação do Ministério da Saúde, o idoso acamado também tem direito de agendar a vacina para um cuidador.

Sem carro, idosos relatam dificuldades para agendar

Idosos que não conseguem se vacinar no drive-thru têm encontrado dificuldades para agendar a vacinação junto aos postos de saúde. O aposentado Joni Balduíno Kürschen, de 71 anos, conta que fez contato na quarta e na quinta-feira com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Santo Afonso e Liberdade na tentativa de agendar a vacina contra Covid-19 para sua esposa e para sua vizinha, de 76 e 84 anos, respectivamente.

Segundo Joni, em ambas as unidades, a resposta foi de que o agendamento era somente para acamados. "Chegaram a orientar que eu tentasse a Casa da Vacina, mas acredito que lá o telefone está fora do gancho, porque só dá ocupado", reclama o idoso.

O aposentado lamenta que o atendimento fique comprometido para quem não tem carona de algum familiar ou conhecido para comparecer ao drive-thru, ou recurso para pagar um taxista ou motorista de aplicativo para permanecer na Fenac até o momento da imunização.

Também moradora de Novo Hamburgo, Liane Blauth disse estar indignada com o sistema de vacinação. A idosa, de 75 anos, conta que ligou quarta-feira para a Casa de Vacinas e recebeu a informação de que os agendamentos estavam ocorrendo somente para quem tem mais de 80 anos.

O que diz a Prefeitura

De acordo com a Prefeitura, até a quinta apenas idosos de 81 anos ou mais estavam conseguindo agendar a vacinação nos postos. Com a chegada de mais doses nesta sexta, moradores a partir de 75 anos também já podem entrar em contato com os postos para fazer o agendamento, caso não tenham condições de participar do drive-thru.

A prefeitura ressalta, no entanto, que o agendamento não é feito em todas as unidades. Ele ocorre apenas nos postos UBS Canudos (3524-2279); UBS Santo Afonso (3587-3566); UBS Primavera (3556-3136); USF Lomba Grande (3596-1543) e Casa de Vacinas (3595-1919).

Sobre o caso específico de Joni, que não conseguiu agendamento para a vizinha de 84 anos, a prefeitura disse que as equipes das unidades de saúde já haviam sido orientadas, mas que a Secretaria de Saúde irá reforçar a sistemática adotada junto às unidades.

 

Acamados com 60 anos ou mais são vacinados em casa

Pessoas acamadas com idade a partir de 60 anos já podem agendar a vacinação entrando em contato com a unidade de saúde de referência. Nesse caso, todas as unidades estão aptas para fazer o agendamento. A dose é aplicada na casa do idoso. Conforme orientação do Ministério da Saúde, o idoso acamado também tem direito de agendar a vacina para um cuidador.

*Colaborou Susi Mello


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.