Publicidade
Notícias | Região Imunização

Novas doses aceleram a vacinação na região; confira horários e locais

Especialista alerta para manter a prevenção

Por Bruna Mattana
Publicado em: 24.03.2021 às 03:00

Isolde Gayeski recebeu imunização em Estância Velha Foto: Prefeitura de Estância Velha
A vacinação contra Covid-19 começa a ganhar fôlego na região. Alguns municípios ampliaram o número de drive-thrus, como é o caso de Novo Hamburgo, que terá edições diárias de vacinação na Fenac neste formato. No Paranhana, Taquara fez drive de vacinação na segunda, ontem e prevê uma nova edição hoje.

Cidades como Campo Bom e Dois Irmãos, por exemplo, que também terão imunização dentro do carro hoje, já estão vacinando idosos a partir de 70 anos. Campo Bom já havia iniciado a aplicação de doses nesse público em uma ação realizada no último sábado, mas que não atendeu toda a demanda, por falta de doses. Com a chegada da nova remessa enviada pelo Estado, essa faixa etária voltará a ser imunizada.

E a expectativa é de acelerar a imunização. Segundo o Ministério da Saúde (MS), entre hoje e amanhã o RS deve receber nova doses. Será a décima distribuição desde o início da campanha, que começou no dia 18 de janeiro.

Leia notícias sobre coronavírus

Reforço

Conforme o MS, até o fim de março devem ser distribuídas 30 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 para todo o Brasil. "O Ministério da Saúde reforça que, para concretizar a distribuição de vacinas, depende da entrega do quantitativo enviado pelos laboratórios fabricantes. Esse cronograma de entregas, passado pelas empresas ao Ministério, pode sofrer alterações."

Ontem, os municípios receberam a nona remessa de vacinas, que chegou ao Estado no sábado. Foram 322.050 doses enviadas pelo MS, sendo 285.800 doses de CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, e 36.250 da Oxford/AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz.

Em Estância Velha, ocorreu ontem um drive-thru de vacinação, no Pavilhão de Atividades Culturais Renato Ênio Trien (PAC). A contabilista aposentada Isolde Gayeski, de 71 anos, recebeu a imunização. "Como eu cuido dos netos me senti muito aliviada em finalmente poder fazer a vacina. Mesmo assim, continuarei mantendo os cuidados, pois sei que o vírus está circulando e temos que cuidar dos outros."

Cuidados

O virologista e professor da Universidade Feevale Fernando Spilki explica que somente com a primeira dose da vacina a pessoa ainda está muito suscetível ao vírus, tanto do ponto de vista clínico quanto virológico. "A pessoa ainda pode transmitir a doença. Na segunda dose, a gente já vê índices de proteção mais altos. No entanto, mesmo assim, a pessoa ainda pode transmitir e contrair o vírus."

Conforme Spilki, mesmo vacinado, é preciso manter o uso de máscara e o distanciamento social. "A vacina é para que a gente retorne à normalidade no futuro, mas ainda precisamos proteger as outras pessoas."

O intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose da Coronavac é de 14 a 28 dias e da AstraZeneca 12 semanas.

Bolsonaro fala sobre a imunização

Ontem à noite, o presidente Jair Bolsonaro fez pronunciamento em rede nacional que abordou as vacinas. Ele destacou que o Brasil é o quinto país que mais vacinou e ressaltou os números de imunizantes reservados, além de dizer que desde o início da pandemia se preocupou com a Covid e com a economia.

Bolsonaro também mencionou que o Brasil em poucos meses será autossuficiente na produção de vacinas, ao fabricar os insumos em território nacional.

Imunização contra Covid-19 no Estado

Números divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado ontem, no monitoramento da Imunização Covid-19/RS

Imunização Covid Foto: Alan Machado/GES

 

Veja os drive-thrus ao longo da semana

Novo Hamburgo

O drive ocorre sempre das 9 às 16 horas, na Fenac. Hoje, a vacinação é destinada a pessoas a partir de 73 anos; amanhã, para idosos a partir de 72 anos; na sexta podem se vacinar aqueles a partir de 71 anos e no sábado a partir de 70 anos.

Taquara

Hoje, das 8 às 14 horas, ocorrerá drive-thru de vacinação na Rua Coberta para pessoas entre 70 e 72 anos.

Dois Irmãos

Tem drive hoje para pessoas com mais de 70 anos, na Praça do Imigrante, no Centro, a partir das 8 horas. Para receber a vacina, a pessoa deve realizar um cadastro prévio por telefone ou WhatsApp na sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

Sapiranga

Tem drive na quinta-feira (25), das 8 às 18 horas. Será aplicada a 1ª dose em idosos com 70 anos ou mais. Para ser vacinado, o idoso deverá levar Cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência. Locais de vacinação: Parque Municipal do Imigrante, Centro Comunitário São Miguel (Rua Ernesto Antônio de Paula, 579, bairro São Luiz) e UBS Ferrabraz (Rua Raul Seixas, 89, bairro Voo Livre).

Campo Bom

Terá vacinação hoje, amanhã e sexta, no formato drive-thru, no Complexo do CEI para idosos que puderem ir de carro e, para os que não tiverem essa disponibilidade, no ginásio do CEI.

- Idosos a partir de 72 anos: vacinação na quarta-feira, dia 24, das 9 às 16 horas ou enquanto houver vacinas.

- Idosos a partir de 71 anos: vacinação na quinta-feira, dia 25, das 9 às 16 horas ou enquanto houver vacinas.

- Idosos a partir de 70 anos: vacinação na sexta-feira, dia 26, das 9 às 16 horas ou enquanto houver vacinas.

- Idosos acamados: vacinação será realizada por agendamento, na casa do paciente.

Ivoti

Tem drive-thru nesta quinta-feira (25), no estacionamento do Ginásio da Comunidade Católica da Igreja São Pedro Apóstolo de Ivoti. Idosos de 68 anos ou mais, das 9 às 11 horas. Documentos: Cartão do SUS, Carteirinha de vacinação e documento com foto (com CPF). Profissionais da saúde, das 11 ao meio-dia. Documentos: documento com foto (CPF e RG), Cartão do SUS, Carteirinha de vacinação, carteira de trabalho que comprove vínculo na função e comprovante de endereço no seu nome.

 


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.