Publicidade
Notícias | Região Gramado e Canela

Advogado de Canela protocola impeachment do governador Eduardo Leite em Porto Alegre

Empresários da região se uniram e solicitaram apoio diante das restrições impostas pelos decretos estaduais via modelo de Distanciamento Controlado

Por Fernanda Fauth
Publicado em: 29.03.2021 às 16:47 Última atualização: 29.03.2021 às 16:57

A expectativa é de que, mesmo que a solicitação não seja acatada, o governador se sinta pressionado e adote um modelo de Distanciamento Controlado com regras mais brandas Foto: Divulgação
 Foi protocolado na Assembleia Legislativa em Porto Alegre, no início da tarde desta segunda-feira (29), o pedido de impeachment do governador do Estado, Eduardo Leite. O documento foi assinado pelo advogado de Canela, Victor Berti Spier, após ele ser procurado na última semana por representantes de diversos setores afetados pela pandemia na Região das Hortênsias. Junto do canelense, participaram do momento a advogada Maria Eduarda Kroeff; o coordenador do Brasil200 RS, Willian Assis; o professor e analista político, Guilherme Todeschini; e o empresário Ivandro Pereira. 

Conforme o advogado canelense, diversos são os argumentos para que se fosse protocolada a solicitação de impeachment. Ele cita que os decretos são inconstitucionais, pois podem ser enquadrados como: crime de responsabilidade, de usurpação da função pública, prevaricação, constrangimento ilegal e abuso de autoridade. "São diversos decretos sem medida, inconstitucionais. Como ele pode determinar o que é ou não essencial? Com os decretos, ele priva vários direitos constitucionais, como o direito de ir e vir, o direito ao trabalho, além de regular o acesso das pessoas", comenta. 

Reunião com advogada hamburguense ocorreu durante a tarde

Estava sendo organizado para esta manhã de segunda-feira (29), em frente às Prefeituras de Canela e Gramado, um comboio que sairia das duas cidades em direção a Porto Alegre para acompanhar o processo de protocolamento do impeachment. Porém, o movimento teve baixa adesão. 

Mesmo com pouco retorno ao movimento em Gramado e Canela, Victor se reuniu em Porto Alegre com a advogada Maria Eduarda Trevisan, de Novo Hamburgo. 

A expectativa é de que o governador se sinta pressionado e adote um modelo de Distanciamento Controlado com regras mais brandas. "Que sejam impostas restrições, mas não o fechamento", defende o canelense.

Estado diz que medidas tem base científica

Ao Jornal de Gramado, o Governo do Estado ressalta que não foi implementada nenhuma medida ilegal durante a pandemia. "As ações para preservar vidas e conscientizar sobre a necessidade de distanciamento social, inclusive, têm o apoio de órgãos reguladores do Estado e são adotadas nacional e internacionalmente", informa em nota, a assessoria de imprensa do Piratini.

Ainda segundo o posicionamento do Estado, todas as medidas tomadas pelo governador tem base científica. "São avaliadas conforme o grau de risco para o coronavírus, que nesse momento segue altíssimo em todo o RS, com ocupação total das UTIs (mesmo com um aumento de mais de 130% dos leitos em um ano). Além de estoque reduzido de medicamentos, problema verificado em todo o país, o que faz com que o Estado ainda tenha de limitar as flexibilizações neste momento", pontua a nota.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.