Publicidade
Notícias | Região Mais de 50 picadas

Mãe e bebê sofrem ataque de abelhas em Dois Irmãos

Segundo os bombeiros, três vizinhos tentaram ajudar e também ficaram feridos. Todos foram encaminhados ao hospital, medicados e liberados no mesmo dia

Publicado em: 30.03.2021 às 16:42 Última atualização: 30.03.2021 às 16:50

Mãe e filha ficaram feridas após serem atacadas por um enxame de abelhas na tarde de segunda-feira (29) em Dois Irmãos. Conforme o Corpo de Bombeiros do município, a mulher, de 20 anos, e a bebê, de 2 meses, estavam no pátio de casa, na Rua Walter Birck, quando o enxame se aproximou, por volta das 15 horas.

O caso da mãe foi o mais grave. Segundo os bombeiros, ela levou mais de 50 picadas por toda a extensão do corpo. A menina teve menos ferimentos. Ao ouvirem gritos de socorro, três vizinhos tentaram acudir a família e também foram picados. 

Quando os bombeiros chegaram ao local, as abelhas estavam agrupadas no teto do terceiro andar da casa. Com um inseticida, eles dispersaram os animais. Dentro da casa, os bombeiros encontraram dois cães feridos, um deles estava desmaiado. Os dois foram encaminhados para atendimento veterinário.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou as cinco pessoas feridas para o Hospital São José de Ivoti. De acordo com o hospital, todos foram medicados e liberados no mesmo dia. A última a sair, por volta das 20h30, foi a mulher que levou o maior número de picadas.

Mesmo sem complicações mais sérias nesse caso, o hospital alerta para o perigo desse tipo de ferimento, que, em alguns casos, pode evoluir para uma reação alérgica grave (choque anafilático) e, até mesmo, levar à morte.

O que fazer em caso de ataque

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos, as abelhas costumam atacar apenas quando se sentem ameaçadas, portanto, ao se deparar com uma abelha, evite atitudes que representem ameaça.

Em caso de ataque, é recomendável cobrir o rosto e o pescoço, correr em zigue-zague, afastar os animais de estimação e evitar gritos, já que as abelhas são sensíveis a ruídos e tendem a ficar mais agitadas. Em seguida, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Caso seja picado por uma abelha, busque retirar os ferrões assim que possível, pois eles liberam a toxina gradativamente no organismo. Conforme os bombeiros, os ferrões costumam sair facilmente "raspando". Pessoas alérgicas têm reações mais severas e imediatas, que, em casos extremos, podem ser fatais.

Em alguns casos, picada de abelha pode provocar choque anafilático e ser fatal Foto: Stock.Xchng


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.