Publicidade
Notícias | Região Região

Agentes denunciam surto de Covid-19 na Guarda de Sapucaia do Sul

Secretaria da Segurança de Sapucaia nega e diz que casos foram pontuais, não transmitidos na base

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 31.03.2021 às 03:00 Última atualização: 31.03.2021 às 08:12

Agentes trabalham pela segurança pública da cidade Foto: DIvulgação/Sapucaia do Sul
O aumento no número de contaminações por Covid-19 nos últimos dias acabou refletindo também na segurança pública. Em Sapucaia do Sul, agentes da Guarda Municipal denunciam suposto surto de coronavírus, que teria sido registrado na base operacional, localizada na Rua Tiradentes, no bairro Dihel. Segundo os servidores, do final de fevereiro até a última sexta-feira, teriam sido 22 casos positivos entre o efetivo. Pelo menos dois deles com maior gravidade.

Em um desses casos graves, um servidor, que tem diabetes, segue internado e entubado no Hospital Getúlio Vargas. Outro guarda, que também precisou de internação, continua afastado, se recuperando de sequelas severas deixadas pela doença. Ambos trabalhavam na base operacional. A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito diz, em nota, que os casos foram "pontuais" e que "após investigação da Vigilância em Saúde, não representaram que partiram de dentro da base".

Leia notícias sobre coronavírus

"Este colega que tem diabetes trabalhava com um outro que positivou. Entretanto, mesmo com essa situação não foi afastado e foi obrigado a continuar trabalhando", comenta um agente da Guarda, que pede para não ser identificado.

Ele alega que houve negligência por parte da administração. "Houve falta de transparência sobre a gravidade da situação. Foram ocorrendo baixas por atestados o que resultou na diminuição do efetivo. Por conta disso, os servidores foram direcionados para trabalhar em horas extras, em turnos e horários diferentes dos seus de origem, o que ocasionou a contaminação mais rápida. Como trabalhamos em contato com a população podemos estar ajudando a disseminar o vírus", preocupa-se.

Outro servidor, que também prefere não ser identificado, reclama da falta de medidas preventivas. "Em pleno surto e agravamento da pandemia, não foi tomada nenhuma medida concreta para amenizar a situação. Não interditaram a base operacional, em todo período foi disponibilizado apenas uma única vez os testes rápidos, porém para um grupo reduzido de servidores", conta.

'Contaminados não tinham contato', aponta secretaria

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito afirma que “em alguns casos, por exemplo, familiares tiveram a doença e consequentemente contaminaram o servidor”, diz o texto, descartando a possibilidade de ter havido surto no setor. “Outro fator que descarta o surto é que servidores contaminados não tiveram contato entre si, por trabalharem em locais e escalas diferentes”, informa a nota. A secretaria destaca, ainda, que servidores do grupo de risco foram afastados e alguns receberam férias no mês de março, quando teve um aumento de casos de Covid-19 em todo o município.

“Todos os servidores com sintomas estão sendo orientados a procurar atendimento médico. Os positivados estão recebendo acompanhamento da equipe de saúde de Sapucaia do Sul”. Além disso, o texto ressalta que no início de março, a Secretaria de Saúde foi até a base da GM testar todos os servidores e que foi realizada uma sanitização no prédio. “Caso haja necessidade, novos testes voltarão a ser realizados”, ressalta a nota. Por fim, o texto informa que não houve alteração quanto às escalas de trabalho. “Desde a mudança do secretário, acabou a obrigatoriedade de fazer horas-extras pelos servidores e, aqueles que preferirem realizar, devem manifestar interesse”, finaliza o texto.

O titular da pasta, Oto Eduardo Amorim, acrescenta que o município busca fazer a segurança da melhor forma possível. “Nós nos preocupamos com a atuação dos guardas municipais e, principalmente, com o estado de saúde dos servidores. Estamos fazendo diversas melhorias para qualificar o trabalho da GM, mas a saúde de cada um sempre será nossa prioridade”, disse Amorim.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.