Publicidade
Notícias | Região História

Museu de Sapiranga passa por reformulação

Espaço municipal contará com nova proposta de atendimento

Publicado em: 01.04.2021 às 03:00

Museu Municipal de Sapiranga agora conta com equipe técnica e projeta mudanças Foto: Prefeitura de Sapiranga/Divulgação
O Museu Municipal Adolfo Evaldo Lindenmeyer, localizado na Avenida 20 de Setembro, 3675, no Centro de Sapiranga, contará, pela primeira vez, com um corpo técnico atuando no local. Além de Daniel Gevehr, pós-doutor em história, a casa ainda terá um museólogo, uma pessoa especializada em pensar estratégias para o museu, além de uma historiadora e uma pedagoga.

"Queremos criar, verdadeiramente, um museu, com ambiências que tenham relação entre si, temas onde os objetos conversem um com o outro e dialogar com as pessoas, falando sobre o passado. Vamos reorganizar toda a parte de exposições. Tem que ser dinâmico, interagir entre passado e presente", explica o diretor de patrimônio cultural de Sapiranga, Daniel Gevehr, sobre a nova proposta para o Museu Municipal.

O processo de limpeza e inovação do museu iniciou há cerca de um mês e continua pelos próximos dois meses. O processo é demorado e envolve desde a limpeza e recondicionamento de livros e jornais históricos, até reorganização de exposições, criação de novos espaços a limpeza externa do prédio.

Recuperação

Os livros, antes guardados em caixas de papel, foram limpos e dispostos em estantes de aço dentro de um ambiente com temperatura controlada e constante. Os livros do museu são, em sua maioria, do acervo de Leopoldo Sefrin, e somam mais de três mil obras. Da mesma forma o acervo de jornais históricos, de praticamente um século, foram recuperados e limpos.

Conforme Daniel Gevehr, assim que for finalizada a organização do acervo bibliográfico e impresso, iniciará a organização dos ambientes temáticos do museu. Todos os objetos para exposição também passaram por limpeza, assim como o prédio e sua estrutura interna e externa. O museu passará também por um processo de transição da era analógica para o digital.

Área externa

Para a área externa do Museu Municipal, a ideia é trazer grafiteiros, para que utilizem o espaço e criem a partir de temas sobre a história de Sapiranga. Está também em processo de licitação a substituição das placas dos Caminhos de Jacobina. "Teremos novas placas, com correções históricas, informações erroneamente colocados em 2001 e que hoje vamos corrigir", explica o historiador. Este trabalho está sendo realizado em parceria com a turismóloga do município, Letícia Schumacher. Os trilhos do trem também serão consertados. Os dormentes serão trocados por novos. "Faremos também um novo jardim, queremos deixar o museu bonito por fora. É uma revolução física e conceitual, as duas coisas precisam caminhar juntas", destaca Gevehr. O Museu Municipal foi instalado em 1996 na antiga Estação Ferroviária Sapyranga, desativada na década de 1960, e que também já abrigou a Biblioteca Municipal.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.