Publicidade
Notícias | Região Critérios

Vacinação antecipada contra Covid não inclui bombeiros voluntários

Para o Governo do Estado, voluntários não se enquadram nos critérios da portaria que antecipa vacinação de agentes de segurança e salvamento

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 02.04.2021 às 16:48 Última atualização: 02.04.2021 às 16:50

Os agentes de segurança e salvamento envolvidos que atuam em ação de combate à pandemia já estão sendo vacinados no Rio Grande do Sul. Estão aptos a receberem a primeira dose do imunizante todos os servidores ativos da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Susepe, Polícia Rodoviária Federal e Guardas Municipais.

Leia todo o conteúdo EXCLUSIVO ASSINANTES

No entanto, a Secretaria Estadual da Saúde informa que os bombeiros voluntários não fazem parte deste grupo e não estão autorizados a receberem as doses.

O estado conta com mais de 50 corporações de bombeiros voluntários. Em diversos municípios de pequeno e médio porte, os voluntários são a principal força de salvamento,

Em Novo Hamburgo, os bombeiros voluntários já estão recebendo as doses do imunizante. Em relação aos demais grupos previstos na portaria do Ministério da Saúde, a forma de aplicação das doses será definida na próxima semana.

Portaria do Ministério da Saúde

A antecipação da vacinação dos agentes é permitida a partir de portaria do Ministério da Saúde, que inclui os trabalhadores de segurança e salvamento que atendam aos seguintes critérios: fazem atendimento ou transporte de pacientes, resgate e atendimento pré-hospitalar, ações de vacinação e vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público.

No entendimento do governo gaúcho, todos os servidores das polícias, Susepe, Guardas Municipais e Corpo de Bombeiros se enquadram nestes critérios.

No caso destes agentes, para garantir a vacinação, é necessário apresentar documento funcional e ofício da chefia imediata.

Os demais trabalhadores do grupo serão vacinados seguindo o atual ordenamento do Plano Nacional de Imunizações (PNI). Entre os 29 grupos prioritários elencados pelo PNI, as forças de segurança e salvamento estão na 21ª posição.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.