Publicidade
Notícias | Região Rede de saúde

Ocupação de UTIs desacelera em abril na região

Canela, Nova Petrópolis e São Chico tiveram melhoras significativas; Em Gramado situação ainda é crítica, mas ontem São Miguel registrou melhor taxa dos últimos 15 dias

Por Letícia de Lima
Publicado em: 09.04.2021 às 03:00 Última atualização: 09.04.2021 às 10:24

Depois de um mês de março superlotado, o HCC despencou a ocupação da UTI para 40% Foto: Governo do Estado do RS
As medidas de distanciamento social estão surtindo efeito e a rede de saúde ganhou um fôlego neste início de abril, após um mês de março superlotado. Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula apresentaram melhora na taxa de ocupação de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), segundo o Painel Coronavírus da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

O dado mais significativo é no Hospital de Caridade de Canela (HCC) que, depois de um mês entre 90% e 100% de ocupação hospitalar, reduziu para 40% o percentual de leitos ocupados na UTI na última segunda-feira (5). Nesta quinta (8), o dado mais atualizado da SES apontava 46,7% de ocupação, com sete quartos ocupados dos 15 disponíveis no SUS.

No final de fevereiro, a administração da casa de saúde chegou a cogitar a contratação de contêineres para atender a demanda e ampliar o atendimento, que passou a ocupar a tenda Covid como espaço para internação.

O interventor do HCC, Vilmar Santos, afirma que a melhora é atribuída à diminuição da circulação do vírus. "Embora os óbitos continuem em meio a gravidade da pandemia, é uma situação muito mais administrável", avalia.

De acordo com o gestor da casa de saúde, já está sendo possível devolver leitos clínicos que estavam sendo ocupados para isolar ou manter pacientes com Covid-19 na instituição.

Na região

O Hospital de Nova Petrópolis (HNP) não possui leitos de UTI, mas a ocupação dos quartos voltados ao tratamento de coronavírus na instituição também apresenta melhora nos últimos 15 dias. A situação ficou crítica no dia 26 de março, quando o painel mostrou 141% de lotação dos leitos. Mas, em abril, a média se mantém em 66%.

Em São Francisco de Paula, onde a Prefeitura adotou medidas mais restritivas entre os dias 15 e 22 de março, o Boletim Epidemiológico demonstrou uma baixa de 56% no número de casos ativos.

No período, a maior luta da cidade era justamente contra a superlotação do hospital, que não conta com leitos de Tratamento Intensivo. Desde então, o número de internados também teve uma baixa de quase 50%, passando de 30 para 16 hospitalizados.

Melhor resultado

A ocupação de leitos SUS ainda é preocupante em Gramado, tendo em vista que nesta semana o Hospital Arcanjo São Miguel (HASM) chegou a 120% de ocupação. Mas a boa notícia é que ontem a casa de saúde registrou o melhor percentual dos últimos 15 dias: 86,7%.

Outro dado otimista na cidade foi revelado na quarta, dia 7. O boletim epidemiológico registrou o menor número de novos casos dos últimos 65 dias, com 14 confirmados. Antes disso, apenas em 1º de fevereiro o número havia sido inferior, com 9 casos novos. Ontem, a Vigilância em Saúde confirmou 20 novos casos e apenas oito gramadenses estavam internados na área destinada à pacientes com quadros graves.

Espera por mais vacinas

A Secretaria da Saúde de Gramado, divulgou que mais de 5,8 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 na cidade até ontem, dia 8. Neste total, estão incluídas 465 doses aplicadas sábado, 3, na chamada Vacinação Solidária.

Nesta semana Gramado iniciou a aplicação da segunda dose do imunizante em idosos com 77 anos ou mais, que receberam a primeira dose no dia 13 de março.

A vacinação ocorre na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Floresta e na Estratégia Saúde da Família (ESF) da Vila Olímpica, no bairro Várzea Grande.

A Secretaria espera receber nova remessa para voltar a vacinar a população dos grupos prioritários.

 

Casos atualizados

Gramado e Canela encerram a semana ultrapassando 13 mil casos de coronavírus desde o início da pandemia: 7.818 e 5.189, respectivamente.

O número de óbitos também subiu na última semana. Em Canela, ocorreu uma média de uma morte a cada 24 horas nos últimos sete dias. Até ontem, segundo o Centro de Operações de Emergência, a cidade contabilizava 152 falecimentos. Em Gramado, o boletim apontou 114 óbitos, sendo três na última semana.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.