Publicidade
Notícias | Região Melhora nos índices

Após período de restrições rígidas, UTIs da região operam abaixo de 100% da capacidade

Na manhã desta sexta, 86.4% dos leitos de terapia intensiva estavam ocupados. Estado apresentava taxa parecida, mas situação dos hospitais privados preocupa

Publicado em: 16.04.2021 às 12:21 Última atualização: 16.04.2021 às 12:27

UTIs da região operam abaixo de 100% Foto: Comunicação FSNH/Divulgação

Depois de um mês de março desafiador, com superlotação de UTIs e aumento das restrições, a Região de Novo Hamburgo começa a notar, finalmente, uma melhora nos índices de ocupação de leitos em hospitais. Na manhã desta sexta-feira (16), a Região 7 do Modelo de Distanciamento Controlado do Estado tinha 86.4% dos leitos de terapia intensiva ocupados. A maioria por pacientes com a Covid-19. Diferentemente do mês anterior, em abril esse índice não ultrapassou os 100%. Os dados são do Painel Coronavírus do Governo do Estado.

A taxa segue alta, mas o fim da fila de espera por leitos de UTI na região traz alento. A situação é melhor nos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), que nesta manhã tinha 83.8% das vagas ocupadas. Quanto aos leitos privados, a taxa era mais preocupante: 91.5%, com apenas cinco vagas livres.

Fazendo um balanço das duas primeiras semanas de abril, é possível notar uma estabilidade na ocupação dos leitos de terapia intensiva SUS, cuja taxa média foi de 83% no período. Já nas UTIs dos hospitais privados, houve uma queda significativa, de 51%, na taxa de ocupação do início de abril para cá. Veja no gráfico abaixo.

Ocupação na Região 7

Em 15 dias, taxa de ocupação de leitos privados de UTI caiu 51% na Região 7 Foto: Reprodução

Vale do Paranhana

Na Região 6, liderada por Taquara, o quadro é ainda mais animador. Na manhã desta sexta, a região tinha 68.3% dos leitos de UTI ocupados. Com exceção de um, todos os pacientes internados foram diagnosticados com a Covid-19. Ao longo do mês de abril, houve redução de 15% na taxa de ocupação.

Com relação aos leitos clínicos (fora UTI), o índice era ainda mais baixo: 37.1%, com 65 pacientes para 175 vagas.

Rio Grande do Sul

A taxa de ocupação das UTIs do Estado nesta manhã estava em 88.5%, com 2.996 pacientes para 3.383 vagas. Quase 70% dos internados foram contaminados pelo novo coronavírus.

Embora os leitos SUS venham apresentando queda no índice desde o início do mês de abril, os leitos privados iniciaram o mês em queda, mas, nesta semana, tiveram nova alta. 

Na manhã desta sexta,  83% dos leitos públicos de terapia instensiva estavam ocupados. Já os leitos privados operavam acima da capacidade: com taxa de ocupação de 103.7%.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.