Publicidade
Notícias | Região Pets

Parceria entre prefeitura e entidade já garantiu a castração de 2,3 mil animais em Esteio

Convênio firmado em 2016 busca conter aumento do número de animais abandonados na cidade, além de prevenir doenças nas mamas, útero e próstata

Publicado em: 18.04.2021 às 19:52 Última atualização: 18.04.2021 às 21:02

Na semana passada, seis gatos e 11 cães da cidade foram castrados por meio do convênio Foto: Adriano Rosa da Rocha/Divulgação PME
A Prefeitura de Esteio e o Centro de Esterilização Animal (CEA) da Organização Nacional de Defesa Animal (Onda), entidade sem fins lucrativos de Cachoeirinha, firmaram uma parceria que vem possibilitando a castração gratuita de cães e gatos esteienses desde abril de 2016. O objetivo do convênio é justamente conter o aumento do número de animais abandonados em Esteio, além de prevenir doenças nas mamas, útero e próstata.

Na manhã da última sexta-feira (16), a equipe da unidade de Bem-Estar Animal da prefeitura, responsável pelo programa, voltou da Onda com mais 17 animais operados. Desde o início de 2017, já foram realizados 2.348 procedimentos.

Entre os seis gatos e 11 cães castrados, estavam Laika e Princesa, duas cadelas sem raça definida, moradoras do Bairro Jardim Planalto. Seu dono, o hidrojatista Leandro Brito da Rosa, 32 anos, ficou sabendo do programa de castração por meio de um funcionário da prefeitura. Seu filho, D'Alessandro Santos da Rosa, de 5 anos, ficou muito entusiasmado com a chegada dos animais e da equipe ao local, principalmente porque seu sonho é ser médico veterinário quando crescer.

A dona de casa Josiele Ávila Bizarro, 31 anos, conta que ficou sabendo do serviço de castração através de membros das ONGs municipais, que a orientaram a entrar no site da Prefeitura se informar mais sobre o programa. Depois, ela fez a solicitação, e demorou aproximadamente uma semana para ser atendida.

“Foi muito rápido. Achei que por causa da pandemia teríamos que esperar mais. Fiquei muito feliz com a agilidade”, conta a moradora do Bairro Jardim Planalto, que teve as três cadelas castradas e devolvidas na porta de sua residência.

Gatos também podem

A monitora de inclusão Vanessa Rodrigues Costa, 36 anos, recebeu, dentro da caixa de transporte, suas duas gatinhas, ambas resgatadas da rua. Ela conta que também ficou sabendo do serviço de castração através de membros das ONGs municipais, que a orientaram a entrar no aplicativo "eOuve" para cadastrar a solicitação.

Como é feita a seleção

Têm direito à castração gratuita aqueles animais que tiverem sido adotados no Canil Municipal ou nas ONGs Gata e Gepar, que sejam comunitários (de rua) ou que pertençam a famílias de baixa renda com cadastro em programas sociais do Governo Federal. É importante ressaltar que o solicitante deve ser maior de idade e residir em Esteio.

O pedido deve ser realizado de segunda à sexta-feira, através da Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 0800-541-0400, pessoalmente (Rua Engenheiro Hener de Souza Nunes, 150 - das 12h30min às 18h), por meio do WhatsApp 98600-7011 (de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 12h30min às 18h) ou pelo aplicativo "eOuve", disponível no site www.esteio.eouve.com.br e nas lojas de aplicativo Google Play e App Store.

As demandas são filtradas e averiguadas pela unidade de Bem-Estar Animal. O funcionário do setor realiza o primeiro contato com o solicitante e verifica se ele se ajusta aos critérios exigidos para garantir o serviço gratuitamente.

Confirmado que o interessado atende os requisitos, o animal é incluído na agenda de castração. Os procedimentos são agendados por ordem de solicitação e por zoneamento. A divisão por bairros é uma forma de reduzir o estresse dos animais por ficarem muito tempo engaiolados na van e, também, pela economia de combustível.

Um dia antes da busca do animal na residência, um servidor do BEA realiza ligações para os tutores dos animais confirmando a castração e passando instruções a respeito do pré e pós-operatório dos bichinhos. É importante lembrar que o animal precisa estar em boas condições de saúde para ser considerado apto a realizar a cirurgia.

No dia da castração, que ocorre sempre às quintas-feiras, os animais são levados, no período da manhã, à instituição para a realização do procedimento cirúrgico. O dono deve preencher um termo de castração. No dia seguinte, eles são devolvidos aos donos, com a roupinha do pós-operatório, junto com um receituário e a medicação indicada.


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.