Publicidade
Notícias | Região Obituário

Morre Ary Nienow, o homem por trás da história do Planetário da UFRGS

'Pai Ary', como era carinhosamente chamado pelos bolsistas da Universidade, era natural e residente de Dois Irmãos

Publicado em: 19.04.2021 às 14:59 Última atualização: 19.04.2021 às 15:00

Ary Nienow foi o 'pai' do Planetário de Porto Alegre por quase 50 anos Foto: Divulgação/ UFGRS
Morreu, aos 70 anos, Ary Nienow, o homem que mais conhecia o Planetário Professor José Baptista Pereira, em Porto Alegre. Natural e residente de Dois Irmãos, o “Pai Ary”, como era carinhosamente chamado pelos bolsistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), estava internado no Hospital Regina, de Novo Hamburgo, onde morreu na manhã deste domingo (18). Ele sofria de problemas renais. 

Ary foi o guardião do Planetário porto-alegrense por quase 50 anos. Tinha uma história repleta de carinho, conhecimento e dedicação. Em nota, a Pró-Reitoria de Extensão da Ufrgs lamentou a morte do físico e planetarista, que havai se aposentado há poucos meses.

"Profissional de referência em todo o País, no que diz respeito à manutenção e operação de planetários, Ary é membro honorário da Associação Brasileira de Planetários. Tornou-se, pela excelência de sua trajetória, uma figura emblemática para a comunidade que frequenta o Planetário há 50 anos. A extensão da UFRGS perdeu neste domingo um grande divulgador de conhecimento científico e uma pessoa muito querida por todos os seus colegas de trabalho", diz o texto.

O início do Planetário

A trajetória de Ary no Planetário teve início em meados de 1972, quando da instalação do Zeiss SpaceMaster, o projetor alemão que até hoje está na sala de projeção. Ainda jovem, ele e um colega ficaram sabendo de uma oferta de uma bolsa para estudantes de Física que compreendiam alemão.

A atuação junto aos técnicos da Alemanha alemães proporcionou a Ary a oportunidade única de obter um profundo conhecimento do SpaceMaster junto a quem mais entendia do funcionamento
do projetor no mundo todo. E ele aproveitou bem a chance: de bolsista, passou a ter carteira assinada para trabalhar profissionalmente no Planetário na parte técnica a partir do primeiro dia do ano de 1973. Desde então, especializou-se na manutenção do projetor.

Em poucos anos, Ary Nienow se tornou uma das principais referências do país no que diz respeito à instalação e manutenção de planetários que usam o Zeiss SpaceMaster. Além de Porto Alegre, trabalhou nas unidades de Santa Maria, Rio de Janeiro, Brasília, João Pessoa e Goiânia – as seis em solo brasileiro que foram inauguradas com o equipamento.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.