Publicidade
Notícias | Região Região

Estância Velha: alívio e dúvidas marcam o primeiro dia da vacina em grupo de comorbidades

Aplicação ocorreu um dia após a cidade receber a recomendação do Ministério Público para vacinar pessoas do grupo de comorbidade

Por Susi Mello
Publicado em: 20.04.2021 às 16:41 Última atualização: 20.04.2021 às 16:55

Unidade de Saúde da Família Campo Grande onde Roni Balestrini não conseguiu ser vacinado Foto: Inézio Machado/GES
O primeiro município gaúcho a aplicar a dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas do grupo de comorbidades iniciou essa etapa na terça-feira (20). Em Estância Velha, a imunização para pessoas com 59 anos ocorreu de forma voluntária em todos postos de saúde, onde foi registrado uma movimentação maior no início da tarde e normalizou no decorrer do período. Teve quem não conseguiu receber a dose por conta da documentação que não se enquadrava dentro dos critérios do grupo.

Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus

A aplicação ocorreu um dia após a cidade receber a recomendação do Ministério Público para vacinar pessoas do grupo de comorbidade, já que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) chegou a não recomendar a vacinação deste grupo prioritário. No entanto, ontem (terça)a SES informou que enviou ofício ao Ministério da Saúde solicitando que os municípios que já atingiram a meta de 90% de idosos vacinados possam começar a imunizar o grupo prioritário das comorbidades. "A SES não concorda com doses paradas nos postos de saúde e acredita que a vacinação precisa avançar da forma mais célere possível", diz a nota.

Vacinação de pessoas com comorbidades de 59 anos em Estância Velha, como Alberi dos Santos Foto: InezioMachado/GES
A notícia de que Estância Velha iria vacinar esse grupo chegou à casa do agricultor Alberi dos Santos, 59 anos, ao meio-dia de terça-feira. Há cinco anos passou por um cirurgia no coração e o tratamento continua. "Tomo medicação diária para sempre", sublinha o morador do bairro Morro Agudo, que foi o primeiro de sua família a receber a dose contra Covid1-19.. "Estou muito feliz em ser vacinado", comentou antes e depois de receber a primeira dose da vacina na unidade de saúde do Centro.

"Fico feliz e emocionado. Estância Velha trabalhou tanto a ponto de alcançarmos a linha de chegada. Ficamos ansiosos para vacinar o próximo público", declarou o prefeito Diego Francisco. Ele conta que a vacina a esse público continua na quinta-feira nas oito unidades de saúde e não descarta a realização de um drive-thru para atingir esse grupo.

Não basta ter pressão alta

Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, Eliane Fleck, vários pacientes de 59 anos com pressão alta compareceram nos postos para a imunização. No entanto, ela diz que a vacinação ocorre somente aos que usam três medicações anti hipertensivas. "Não é qualquer hipertensão. Neste momento as pessoas que mais precisam são as que tem hipertensão grave, problema que afeta outros órgãos do organismo", salienta.

O técnico em curtume, Roni Balestrini, 59, por exemplo, não recebeu a vacina. Ele levou a receita com uma medicação para pressão alta. A enfermeira Lisiane Flores Goulart comentou que não basta ter pressão alta, mas sim seguir o que diz a norma técnica das comorbidades.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.