Publicidade
Notícias | Região CoronaVac

Em meio a falta de vacinas, cidades reagendam a segunda dose

Ministro da Saúde diz emitirá nota técnica voltando a recomendar que os municípios façam reserva do imunizante

Por Susi Mello
Publicado em: 27.04.2021 às 03:00

CoronaVac é fabricada pelo Butantan e Sinovac Foto: Divulgação/ Governo de SP
A remessa reduzida de doses da vacina CoronaVac/Butantan acendeu um alerta na programação da vacina contra a Covid-19 na região. Ontem, Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos, Ivoti e Sapiranga já informaram que estão no aguardo de doses para continuidade das imunizações da segunda dose. A Secretaria de Saúde do Estado aguarda novas remessas.

Desde esta segunda há municípios alterando a sua sistemática. A prefeitura de Estância Velha tinha expectativa de receber 900 doses de CoronaVac na semana passada para segunda dose. Mas o município recebeu 180. A prefeitura comunicou que imunizaria com a segunda dose da CoronaVac as pessoas que já haviam agendado vacinação para segunda-feira. Os demais, a prefeitura ligaria para reagendar.

"O reagendamento acontecerá após a chegada de nova remessa de doses do Estado/Governo Federal", diz por meio de nota. Esses moradores podem ligar nos postos previamente para informarem o nome e o número de telefone. Já a vacinação da população com a 1ª dose segue para pessoas de 60 anos ou mais e para pessoas de 59 anos com comorbidades.

Avisos

Sapiranga suspendeu os drive-thrus de terça-feira e sexta-feira. "Existe falta de vacinas CoronaVac, de modo que seriam necessárias, neste momento, 2.083 doses e dispomos de 250 doses, recebidas na sexta-feira, 23 de abril, e que são insuficientes para a realização dos eventos de drive-thru previstos. A cidade aguarda orientação estadual para fazer reagendamentos, mas ainda não há data.

Campo Bom aguarda 1.650 doses da CoronaVac para quem recebeu a primeira dose até 25 de março. Na última sexta-feira (23), o município havia recebido 250 doses da CoronaVac, que foram aplicadas no sábado. Na próxima sexta-feira (30) serão aplicadas segundas doses da Astrazeneca/Fiocruz para trabalhadores da saúde e idosos imunizados no dia 5 de fevereiro ou antes.

Dois Irmãos aplicou na segunda-feira a segunda dose para pessoas com 70 anos ou mais e hoje para pessoas com 61 anos ou mais. No entanto, informa a prefeitura, para o restante da semana não há mais doses.

Em Ivoti, a vacinação para idosos de 60 anos ou mais (primeira dose) ocorreu nesta segunda-feira (26) e a partir de terça feira não terá vacinação. O município informa que aguarda doses.

Nova orientação

Ontem o ministro Marcelo Queiroga disse que o Ministério da Saúde emitirá nota técnica voltando a recomendar que os municípios façam reserva para segunda dose. A norma existia inicialmente, mas depois foi abandonada.

Vacinas pela região

Novo Hamburgo - Os agendamentos nas 19 unidades de referência são exclusivos para a primeira dose. O Município está aceitando agendamentos para idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. A cidade aguarda mais vacinas para atender a demanda de segunda dose.

Campo Bom - A próxima etapa da vacinação contra a Covid está programada para a sexta-feira (30), das 9 às 13 horas, ou enquanto houver doses. Nesse dia serão aplicadas segundas doses da Astrazeneca/Fiocruz para trabalhadores da saúde e idosos imunizados no dia 5 de fevereiro, ou antes. Terá drive-thru e também no ginásio.

Dois Irmãos - Hoje tem aplicação da vacina para pessoas com 61 anos ou mais, drive-thru, na Praça do Imigrante. Para o restante da semana, a prefeitura informa que não há mais doses.

Estância Velha - Hoje segue normalmente a vacinação da primeira dose para pessoas de 60 anos ou mais e para pessoas de 59 anos com comorbidades. É necessário agendamento.

Ivoti - Não há vacinação prevista hoje.

Parobé - Hoje, das 8 às 17 horas, vacinação para pessoas com mais de 60 anos. Em formato drive-thru, junto à UBS Integração.

Sapiranga - Drive-thrus de hoje e sexta-feira suspensos.

Taquara - Hoje, das 8 horas às 11h30, drive-thru para a primeira dose para pessoas com 60 e 61 anos, no campus das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.