Publicidade
Notícias | Região Pandemia

Confira como fica a vacinação contra a Covid na região esta semana

Alguns municípios têm imunização nesta segunda-feira (10), mas outros somente na terça

Por Bruna Mattana
Publicado em: 09.05.2021 às 13:15 Última atualização: 10.05.2021 às 13:30

ERRATA

Vacina da Covid-19 é produzida pelo Butantan Foto: Diego da Rosa/GES

A vacinação contra a Covid-19 segue nesta semana na região. Confira os locais e quem pode se imunizar:

Novo Hamburgo

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, na terça-feira (11), das 9 às 16 horas, nos pavilhões da Fenac, mais uma edição de drive-thru para a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid da AstraZeneca (Fiocruz) em profissionais de saúde que receberam a primeira dose nos dias 10 e 11 de fevereiro. São eles: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos e psicólogos.

Para receber a segunda dose da imunização são imprescindíveis apresentar: documento com foto, documento que comprove vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde (carteira de trabalho comprovando vínculo ativo ou contracheque atualizado, do mês anterior, ou declaração de vínculo emitida pelo empregador, registrada em cartório, contendo razão social e nome fantasia do serviço de saúde, número do CNES, endereço do serviço de saúde, nome completo, CPF ou RG do funcionário e data atual) e o comprovante da aplicação da primeira dose.

O ingresso na Fenac é pela entrada principal, via Avenida Nações Unidas.

Nesta segunda-feira, Novo Hamburgo recebe 1.520 doses da CoronaVac que chegaram ao RS neste fim de semana.

No Município, pessoas com 40 anos ou mais com comorbidades já podem agendar 1ª dose.

Estância Velha

Estância Velha recebeu mais doses da vacina Fiocruz contra a Covid-19, o que permitirá a ampliação dos grupos prioritários vacinados. Nos postos de saúde, poderão se vacinar com a primeira dose:

Segundo a Prefeitura, além dos grupos listados acima, também podem procurar a imunização pessoas de 60 anos ou mais, e profissionais da Saúde e da Segurança que eventualmente não tenham sido vacinados ainda. A vacinação ocorre em todos os postos do Município. 

ERRATA: das 13h15 do dia 09/05 às 11h35 do dia 10/05, foi divulgado que haveria drive-thru em Estância Velha. A informação já foi corrigida.

Leia notícias sobre coronavírus

Campo Bom

Campo Bom segue com a vacinação contra o coronavírus nesta segunda-feira (10), com imunizante da Astrazeneca/Fiocruz, no drive-thru no Complexo do CEI e no Ginásio do CEI (para quem estiver a pé). O público alvo são pessoas com comorbidades, de 30 anos ou mais. O atendimento será das 9 às 13 horas ou enquanto houver doses. Na terça-feira (11), no mesmo local e horário, serão atendidas pessoas com comorbidades, de idade a partir dos 18 anos completos. Para que a quantidade de pessoas não ultrapasse o número de doses disponíveis, haverá distribuição de fichas no dia e local da vacinação.

Quem se vacinou com imunizante Astrazeneca há pelo menos 90 dias, já pode fazer a sua segunda dose, no mesmo local e horário, sem esquecer de levar a carteira de vacinação. E, para quem recebeu doses da Coronavac/Butantan, a Prefeitura está se preparando para, assim que chegarem vacinas, realizar as segundas aplicações que estão em atraso. A imunização ocorrerá por agendamento, sendo priorizadas as pessoas com mais dias de atraso na vacina. Lembrando que a segunda dose da CoronaVac somente é considerada em atraso após passados 28 dias da realização da primeira dose. Quem se enquadra nesta situação deve acessar o formulário disponível no site da Prefeitura para se cadastrar, ou enviar mensagem para o WhatsApp (51) 9 9675 5968.

Taquara

A prefeitura imunizará nesta segunda-feira (10) mais um grupo específico de pessoas com comorbidades entre 48 e 59 anos, no drive-thru na Faccat, das 8 às 17 horas, inclusive ao meio-dia. Serão imunizadas pessoas destes grupos que estiverem de carro ou mesmo que chegarem a pé. Recomenda-se que as gestantes e os pacientes de necessidades especiais enquadrados no BPC acima de 18 anos compareçam no horário da tarde pois o fluxo é menor.

Nesta faixa etária, entre 48 e 59 anos, inclui-se pessoas com deficiência cadastrados no Plano Beneficio de Prestação Continuada (BPC) e soropositivos (HIV). Também seguirá a vacinação de pessoas com comorbidades que tenham Síndrome de Down com 18 anos ou mais, grávidas e mulheres que tenham dado à luz recentemente (até 45 dias após o parto) com 18 anos ou mais. Gestantes com e sem comorbidades serão vacinadas.

Sapiranga

Terça-feira (11), ocorre a vacinação contra a Covid-19 para pessoas portadoras de comorbidades conforme lista do Ministério da Saúde; pacientes com Deficiência Física Permanente cadastrados no BPC (com 40 anos ou mais); portadores de Síndrome de Down e gestantes e puérperas maiores de 18 anos. É necessário levar cópia da Carteira Pré-natal. A vacinação ocorre das 8 às 12 horas, no Parque Municipal do Imigrante, UBS Ferrabraz e USF Morada São Luiz. O usuário deverá comprovar sua doença através de laudo médico atualizado ou receita médica (trazer documento original e cópia), ficará retida uma via do documento. Além disso, quem for se vacinar deverá apresentar documento com foto (RG e CPF), cartão do SUS e comprovante de residência.

Dois Irmãos

Nesta segunda e terça-feira, dias 10 e 11 de maio, no Complexo Esportivo Municipal Norberto Emílio Rübenich, no Bairro Vila Rosa, começa a vacinação, primeira dose, paras gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades de 40 a 53 anos; pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação continuada (BPC) de 40 a 53 anos de idade. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros entrarão em contato com as pessoas, com exceção da UBS do Centro na qual as pessoas deverão ligar para agendar a vacina pelo telefone/WhatsApp (51) 3564-8881 ou 99750-2872, das 7h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

Parobé 

O município deve receber 300 doses da coronavac nesta segunda-feira (10). Por isso, a previsão é de retomar a vacinação da segunda dose de coronavac na terça-feira (11) para as pessoas que aguardam do dia 1º e 2 de maio. Parobé também prossegue com a vacinação da primeira dose de Astrazeneca para os grupos prioritários, ou seja, pessoas com comorbidades com mais de 40 anos de idade, portadores de deficiência cadastrados no plano de Benefício de Prestação Continuada (o BPC) com mais de 40 anos de idade, portadores de HIV com mais de 40 anos, além de gestantes e puérperas sem comorbidades (independentemente da idade). Além delas, seguem sendo imunizadas pessoas com Síndrome de Down maiores de 18 anos. A imunização com a segunda dose prossegue normalmente, conforme a carteirinha de vacinação, com exceção da Coronavac.

A imunização ocorre nesta segunda-feira (10), das 8 às 17 horas, junto a UBS Integração (Rua Arthur Hennemann, número 112, bairro Integração). A vacinação ocorre no formato drive-thru e também a pé.

São Leopoldo

A vacinação nesta segunda-feira, em São Leopoldo, será para pessoas com comorbidades que tenham mais de 45 anos (1ª dose). A novidade é que não haverá intervalo no almoço. A imunização abrirá às 9 horas e seguirá direto até as 16 horas, no drive-thru do Ginásio Municipal Celso Morbach e na antiga sede da Unisinos para quem estiver a pé.

A Unidade Móvel de Vacinação também estará aplicando doses contra a Covid-19 das 8h30 às 11h30, na Rua Andrade Neves, no Bairro Otacília, e das 13h30 às 16h30 no Acampamento Farroupilha, na Feitoria.

A Vigilância em Saúde espera, na terça-feira (11), dar sequência à vacinação de pessoas com comorbidades que tenham 43 anos e, na quarta-feira (12), abrir para pessoas com idade a partir de 40 anos com comorbidades.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.