Publicidade
Notícias | Região Campo Bom

Sindicância do Lauro Reus confirma que houve falta de oxigênio no dia em que seis morreram

Resultado foi divulgado nesta terça-feira pela instituição

Publicado em: 18.05.2021 às 12:29 Última atualização: 18.05.2021 às 12:30

Em março peritos do IGP inspecionaram equipamentos Foto: Divulgação/IGP-RS

A sindicância interna aberta pelo Hospital Lauro Reus de Campo Bom concluiu que houve falha no sistema de reabastecimento de oxigênio na casa de saúde no dia 19 de março. Na ocasião, seis pessoas que estavam internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) morreram. No resultado da apuração interna, publicado nesta terça-feira (18), a direção do Lauro Reus afirma que a empresa Air Liquide falhou.

"O relatório conclui que houve a falta de abastecimento de oxigênio líquido por parte da empresa, onde a mesma deixou de maneira e hialina transcorrer o prazo no sistema central de backup (sistema de reserva de oxigênio gasoso medicinal)", concluiu a direção.

Clique e leia o resultado da sindicância interna no Hospital Lauro Reus

Ainda segundo o documento, a Air Liquide teria sido comunicada um dia antes que o tanque de oxigênio estava em níveis baixos, mas não teria feito a reposição do produto.

"Como, exaustivamente exposto e comprovado documentalmente, de pronto, pela presente sindicância investigativa, inúmeras obrigações contratuais e legais descumpridas pela empresa Air Liquide. Inclusive o não abastecimento do tanque quando a mesma foi informada - conforme prova documental - no dia 18 de março dos baixos níveis de oxigênio, fato determinante para o acontecimento do evento adverso no dia 19 de março de 202."

Por fim, a Comissão da Sindicância recomenda o rompimento do contrato com a empresa. A reportagem tenta contato com a Air Liquide, mas ainda não teve retorno. 

Ainda há investigações na Câmara de Vereadores, Polícia Civil e Ministério Público. 


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.