Publicidade
Notícias | Região Entrevista

Confira mitos e verdades sobre a vacinação contra Covid-19

Infectologista membro da Sociedade Riograndense de Infectologia (SRGI), Andréa Dal Bó esclarece, em entrevista, dúvidas e mitos sobre a vacinação

Por Ermilo Drews
Publicado em: 29.05.2021 às 07:00 Última atualização: 29.05.2021 às 11:25

Andréa Dal Bó Foto: Divulgação
Uma dose da vacina já protege a pessoa? Qual a importância de tomar as duas doses?

Andréa Dal Bó - As vacina utilizadas atualmente no Brasil foram estudadas para duas doses. Uma dose só tem algum grau de proteção, mas a eficácia é com duas doses. Duas semanas após a segunda dose é quando a pessoa pode ser considerada imunizada. A eficácia das vacinas varia de acordo com o tipo. A Coronavac tem eficácia (global) pouco acima de 50%, a AstraZeneca de 70% e a da Pfizer de 94%. Estes números significam que, ao se expor ao coronavírus, a pessoa tem uma chance de 50%, 30% ou 6% de desenvolver um sintoma leve da Covid-19, e não necessitar de hospitalização e evoluir para óbito.

Posso pegar Covid-19 pela vacina?

Andréa - Todas as vacinas disponíveis no Brasil são de vírus inativados, ou seja, ele é morto, é retirado material genético do vírus, então ele não se replica. Não tem como alguém pegar Covid de um vírus morto.

Se eu peguei Covid, devo me vacinar?

Andréa - A imunidade natural pela infecção da Covid-19 pode perdurar no máximo seis, sete meses. Então, não é imunidade a longo prazo, por isso, pessoa que teve Covid também deve se vacinar porque a vacina garante imunidade maior e mais duradoura. Só que para quem teve Covid, esta vacinação deve ocorrer 28 dias após início dos sintomas ou do diagnóstico da doença.

Qual a eficácia das vacinas sobre as variantes?

Andréa - Todas as vacinas têm ação sobre as variantes sim, a eficácia que reduz um pouco, isso em todas elas, mas mesmo assim todas têm eficácia acima de 50% em todas as variantes, o que torna as vacinas seguras e eficazes.

É possível ter Covid-19 e transmitir o vírus mesmo após tomar a segunda dose e completar o ciclo vacinal?

Andréa - Ainda não temos definida a questão da transmissibilidade da doença em relação a todas as vacinas. A gente sabe que a AstraZeneca e a da Pfizer reduzem a transmissibilidade, mas não é 100%.

Se eu posso pegar e transmitir Covid-19 mesmo vacinado, devo continuar usando máscara e mantendo distanciamento?

Andréa - Uma pessoa vacinada pode adquirir a Covid-19, ter um quadro leve ou assintomático, e transmitir para uma pessoa não vacinada, daí a necessidade da gente manter as medidas de distanciamento social, uso de máscara, higienização das mãos, mesmo para as pessoas vacinadas.

Até quando a pessoa vacinada precisa manter estes cuidados?

Andréa - Esses cuidados vão ser necessários até que a gente tenha um percentual expressivo da população vacinada, que provavelmente é em torno de 70% a 80% da população. Até chegar lá e ter as orientações do Ministério da Saúde, precisamos usar máscara e adotar o distanciamento social.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.