Publicidade
Notícias | Região Imunização

Entenda como vai funcionar a nova etapa da vacinação contra a Covid na região

Imunização já inclui, em algumas cidades, pessoas de 58 e 59 anos

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 31.05.2021 às 03:00 Última atualização: 31.05.2021 às 07:49

Campo Bom foi primeira cidade a incluir público em geral de 58 e 59 anos, no sábado Foto: Inézio Machado/GES
A semana começa com mais uma frente na vacinação contra a Covid-19. Campo Bom já começou a vacinar o público de 58 e 59 anos sem comorbidades, e Ivoti também começa hoje a incluir a faixa de 59 anos. Essa etapa está começando depois que Ministério da Saúde autorizou através de nota técnica na sexta-feira, e o governo do RS confirmou no mesmo dia. Para entrar nesta fase, entretanto, cada município deve ter concluído os grupos prioritários.

Algumas cidades estão em fase de início da vacinação abaixo dos 60, outras ainda estão buscando concluir a vacinação dos grupos de pessoas com doenças crônicas, em situação de rua, do sistema penitenciário e de trabalhadores da educação.

Leia notícias sobre coronavírus

Conforme nota técnica do Ministério da Saúde e nota do Estado, após a conclusão dos grupos prioritários, a lista de prioridades segue, mas com o acréscimo, de forma concomitante, da vacinação por idade da população em geral de 59 a 18 anos.

Hoje, Ivoti amplia a imunização aos moradores com 59 anos, além dos prioritários em andamento. Novo Hamburgo informa que ainda não é possível estimar quando será possível avançar para o público sem comorbidades abaixo de 59 anos de idade, pois o Município depende de novas remessas de doses para consolidar a etapa atual, que inclui também os profissionais de educação.

Na região, Sapiranga, Estância Velha, Dois Irmãos, Parobé e Igrejinha estão finalizando a vacinação dos professores e pessoas com comorbidades e a partir daí iniciam o planejamento para os próximos a receberem a imunização. Em todos os casos, tudo depende do recebimento de doses.

Seguindo por idade

"De acordo com a chegada de novas doses de vacinas vamos seguindo nos grupos prioritários. Após a vacinação desses grupos, conforme definição do Ministério da Saúde, nós iremos avançar nas idades novamente, a partir de 59 anos em ordem decrescente. Vacinar por idade acreditamos ser uma medida sensata, tendo em vista que é muito mais fácil e mais rápido de ocorrer a vacinação", explica o secretário de Saúde de Igrejinha, Vinicios Wallauer.

Depois de meses de espera, a emoção de ser imunizado

Campo Bom iniciou sábado a vacinação de pessoas com 58 e 59 anos fora dos grupos prioritários. O imunizante aplicado foi o da AstraZeneca. Paralelamente, foram disponibilizadas segundas doses para quem recebeu o imunizante em março ou antes, além de trabalhadores da saúde, pessoas com síndrome de Down, com deficiência permanente e com comorbidades.

A imunização foi no Centro de Educação Integrado (CEI). Houve drive-thru no pátio, e no ginásio do CEI foi vacinado quem estava a pé.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica Vera Ribas comentou: "Conseguimos fazer os outros grupos, então com esta liberação abrimos para esta faixa etária. É um momento importante para o município."

Alívio

O prefeito Luciano Orsi avaliou o avanço da vacinação em Campo Bom. "Desde o início prezamos pela agilidade na aplicação das doses. Ficamos felizes e também, de certa forma, aliviados em poder ampliar os grupos, mas com a consciência de todo o trabalho que ainda temos pela frente", aponta o prefeito, ao enfatizar que o município está preparado para vacinar grupos grandes.

Ansiedade

Para quem estava na nova faixa etária vacinada, o final de semana foi de emoções. Ansiedade e alegria eram sentimentos compartilhados pelo pessoal da fila.

Às 7h30, a dona de casa Clenisses Pedroso, 58 anos, já estava na fila do drive-
thru. Levou quase duas horas, mas quando o carro se aproximou da equipe, a moradora já estava sem parte do casaco e o braço pronto para receber a primeira dose:

"Estava doida para fazer, muito ansiosa mesmo. E vou continuar me cuidando", disse a moradora.

Para o comerciante Sérgio Antônio Britz, 58, a vacinação foi um presente de aniversário. "Estava esperando por isso. Fiz aniversário em 12 de maio, foi um pouco atrasado, mas o presente chegou. Estou muito feliz", celebrou.

A costureira Maria Luiza Klaus, 58, estava tranquila: "Não estava ansiosa. Vim fazer porque é necessário, é uma prevenção a mais", comentou.

 

Andamento por município

Novo Hamburgo

Depois de contemplar todo o grupo de pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos de idade e demais grupos anteriores a este, Novo Hamburgo está avançando no público de pessoas com deficiência física permanente, alcançando também aqueles com 18 anos ou mais nesta segunda-feira, 31. Na quarta-feira, 2, o município irá assegurar a segunda dose de AstraZeneca de idosos que tinham entre 81 e 84 anos quando receberam a primeira dose nos dias 2 e 5 de março. Conforme nota oficial, ainda não é possível estimar quando será possível avançar para o público sem comorbidades abaixo de 59 anos, pois o Município depende de novas remessas de doses para consolidar a imunização da etapa atual, que inclui também os profissionais de educação.

Dois Irmãos

Conforme a secretária de Saúde do município, Aneliese Kich, a semana deve ter a va­cinação de professores na terça-feira e na quarta-feira é a vez de gestantes e puérperas. Para a sexta-feira pode ser iniciada a vacinação de pessoas de 59 e 58 anos sem comorbidades e na outra semana a imunização dos monitores de escolas. "Mas tudo vai depender das doses que a gente vai receber", pontua a titular da pasta.

Estância Velha

Em Estância Velha, a estratégia de vacinação de pessoas abaixo de 60 anos sem co­morbidades será definida entre hoje e a quarta-feira, período em que deve ser concluída a vacinação dos professores. Atualmente, o município está vacinando pessoas acima de 18 anos com comorbida­des, idosos, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da educa­ção infantil, trabalhadores do transporte aéreo e portuários. Hoje começa a imunização dos professo­res do ensino fundamental e médio.

Igrejinha

Atualmente, o município está vacinando os grupos de comorbidades as pessoas com defi­ciência. Na terça-feira, começará a vacinação dos trabalhadores da educação, mediante agenda­mento prévio. A partir da chegada de novas doses, o município vai avançar no alcance dos grupos e depois partir para a população abaixo de 59 anos.

Ivoti

O município terá mais uma rodada de vacinação hoje, e vai iniciar a vacinação do públi­co em geral com pessoas de 59 anos. Também seguirá a vacinação de pessoas acima de 18 anos com comorbidades, puérperas, portadores de Síndrome de Down e doença renal crônica e idosos com 60 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose. A aplicação das doses acontece no Giná­sio da Comunidade Católica, das 8h30 às 10 horas.

Parobé

Hoje, o município deve finalizar a imunização dos profissionais nas escolas privadas, já ten­do imunizado os profissionais da educação infantil e fundamental. A partir disso, inicia a vacinação dos motoristas de transporte. A previsão é de que hoje a Secretária de Saúde defina qual será o novo grupo imunizado a partir da terça-feira.

Sapiranga

Em Sapiranga, hoje, das 8 às 12 horas, no Parque do Imigrante, ocorre um drive-thru para completar a vacinação dos grupos prioritários. Vão ser vacinados professores que atuam no município em cursos profissionalizantes, EJA e ensino superior, além de pessoas com comorbidades acima de 18 anos e pessoas a partir de 60 anos. Com a finalização destes grupos, a intenção é de que na terça-feira seja organizada a vacinação por idades.

Taquara

O município segue, na quarta-feira, com a vacinação de primeira dose da AstraZeneca para o grupo de pessoas de 18 anos ou mais com deficiência permanente. A ação acontece das 8 às 12 horas na Faccat, com entrada pela RS-115.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.