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Notícias | Região Ensino

Unisinos investe em aulas simultâneas como novidade para o segundo semestre

Semestre começa hoje na universidade, com sistema que permite mais interação entre alunos e professores

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 09.08.2021 às 03:00 Última atualização: 09.08.2021 às 08:32

O segundo semestre do ano letivo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) começa nesta segunda-feira (9), com uma forma diferenciada de ensino e que visa maior interação entre alunos e professores: a Sala de Aula Simultânea. Nela, a partir do investimento em um novo sistema de som e áudio, tanto os acadêmicos que assistirem as aulas presencialmente quanto aqueles que optarem por continuar no ensino remoto, podem interagir entre eles e com o professor, de maneira a permitir o debate, as exposições e colocações de todos os participantes da aula.

Sistema permite mais interação entre alunos e professores Foto: Diego da Rosa/GES

"A sala se aula simultânea foi desenvolvida como uma solução pra transportar o ambiente de sala de aula para um ambiente que é, ao mesmo tempo, físico e digital. O objetivo desse sistema é preservar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, que é uma questão central da Unisinos, no que diz respeito ao processo de educação", sublinhou o diretor adjunto de graduação da universidade, Guilherme Trez.

Investimento

Para tanto, todas as salas de aula foram equipadas com sistemas de áudio e vídeo, como câmera focada no professor, câmera focada nos alunos, microfone que capta o som do professor e outro que capta o som dos alunos. Dessa forma, quando o professor está apresentando um conteúdo mais expositivo, a câmera fica focada nele para os alunos que estão em casa. Quando há um momento de debate ou atividade em grupo, uma câmera foca nos alunos e o áudio de quem está em casa é reproduzido na sala de aula por meio de caixas de som, proporcionando que haja interação entre a turma. O sistema é mediado pela plataforma Teams, usada para as aulas on-line da Unisinos.

Além do investimento em equipamentos, o diretor explica que houve melhorias em várias áreas para proporcionar que o sistema entrasse em funcionamento. Entre eles, está a ampliação da capacidade das redes de Internet do campus; o processo de transformação contínua de professores; formação de uso de novas ferramentas digitais pela equipe de TI e serviços; e obras de adequação da estrutura. "São grupos de investimentos que vêm justamente para qualificar a aprendizagem", salienta Trez.

"É um investimento por um lado tecnológico, mas o nosso maior investimento foi em desenvolvimento de modelo pedagógico e capacitação dos professores. Porque não é uma tecnologia que resolve, é o professor", ressaltou Trez, lembrando que um grande processo de treinamento dos docentes foi feito desde o final do ano passado, além de debates e testes no sistema, a fim de aprimorar o modelo desenvolvido.

Modelo usado em universidades de vários países

Para implementar o modelo das aulas simultâneas, a Unisinos pesquisou grandes universidades de diversos países, que viram a necessidade de proporcionar para seus alunos tanto o presencial físico quanto o presencial remoto.

Segundo o diretor, a intenção era colocar o sistema em prática no final de março, mas as restrições à pandemia de coronavírus postergaram o início da atividade. No fim de maio, porém, os alunos puderam participar presencialmente das atividades e testar a aula simultânea, que foi bem aceita pelos acadêmicos, conforme Trez. Hoje, as aulas retornam somente no modelo remoto. Daqui duas semanas, será aberta também a possibilidade do presencial.

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