Publicidade
Notícias | Região VALE DO CAÍ

Cães comunitários desaparecem do pátio da prefeitura de Capela de Santana

Caso é investigado pela Polícia Civil. Cargo em comissão que denunciou o sumiço foi exonerado

Por Thiago Padilha
Publicado em: 27.09.2021 às 18:02 Última atualização: 27.09.2021 às 19:56

O sumiço de três cachorros comunitários, que viviam na prefeitura de Capela de Santana e eram cuidados por servidores públicos, tem gerado polêmica na cidade. Segundo relatos, desde terça-feira da semana passada, dia 21, Bernardão, Quinha e Chocolate não foram mais vistos no pátio do órgão público.

Ex-deputada estadual fez foto com os animais no início de junho
Ex-deputada estadual fez foto com os animais no início de junho Foto: Reprodução/Facebook

Segundo a ex-deputada estadual Regina Becker Fortunati, algumas pessoas têm procurado pelos animais dia e noite. "Entre o medo, a preocupação e a revolta, ainda, a perplexidade por ter ocorrido uma reunião na prefeitura na tarde de terça-feira, quando foi solicitada a retirada deles. Sumiram naquela noite. Curiosamente, as câmeras de vigilância, que poderiam dar pronta resposta, estavam desligadas", relatou em uma rede social.

Ela lembra que, em 2 de junho, foi formalizar o repasse de uma emenda de R$ 150 mil do deputado federal Marcelo Moraes (PTB) para investir na causa animal.

Um dos cargos em comissão do governo Alfredo Machado (Progressistas) foi exonerado nesta segunda-feira (27) depois de questionar nas redes sociais o destino dos cachorros. Marciano Persson era assessor na Secretaria de Planejamento. "Eles eram alimentados por uma servidora, que também se juntou nas buscas e pode vir a ser exonerada também", relatou. A assessoria de imprensa da prefeitura de Capela de Santana e o prefeito foram procurados, mas não deram resposta até a publicação.

Investigação

O caso vai ser investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Capela de Santana, uma vez que maus-tratos a animais são crimes, que podem chegar a uma pena de até cinco anos de reclusão ao criminoso. Segundo o delegado Alexandre Quintão, o desaparecimento dos cachorros foi registrado na semana passada por uma mulher. "Tem guarda 24 horas ali (na prefeitura) e ele não viu os cachorros, que não foram mais encontrados", disse o policial, reforçando que a DP já iniciou a investigação do desaparecimento dos animais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual