Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região MAUS-TRATOS

Prefeitura de Estância Velha resgata filhotes abandonados

Pets foram descartados no Dia Mundial dos Animais. Eles serão colocados para adoção

Publicado em: 05.10.2021 às 15:55 Última atualização: 05.10.2021 às 17:36

Filhotes estarão à disposição para adoção em feira no sábado
Filhotes estarão à disposição para adoção em feira no sábado Foto: Isaías Rheinheimer/PMEV

Quatro filhotes de cães foram resgatados pela Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) de Estância Velha, na tarde de segunda-feira, no Dia Mundial dos Animais. Os filhotes foram abandonados dentro de caixas de papelão, na Av. 1º de Maio, às margens do Arroio Estância Velha, quase na saída para o bairro Campo Grande.

Os cães foram levados a lares de passagem e devem estar disponíveis para adoção na tradicional feirinha de filhotes já no próximo sábado (9). Antes, os animais serão atendidos por um veterinário da Secretaria de Meio Ambiente. Os cães serão desverminados e vacinados. Quando chegar no período certo, serão castrados e chipados gratuitamente pela prefeitura.

A secretária de Meio Ambiente, Viviane Diogo, lamenta a atitude de quem abandonou os filhotes e lembra que maus-tratos e abandono é crime.

Abandono ocorreu no Dia Mundial dos Animais
Abandono ocorreu no Dia Mundial dos Animais Foto: Isaías Rheinheimer/PMEV

Programa Pet Seguro protege animais de zoonoses

Em uma das mais recentes ações em defesa dos animais, a administração municipal lançou o programa Pet Seguro. O programa é voltado à saúde e segurança de pets, especificamente de cães em situação de rua ou comunitários.

Desde maio, a equipe da Semape tem criado barreiras sanitárias para proteger cães de zoonoses. Semanalmente, veterinários da prefeitura vão a campo, em regiões vulneráveis do município, para vacinar os cães destas localidades contra doenças, como cinomose e parvovirose. Além disso, os cães comunitários recebem uma coleira refletiva, que tem o objetivo de protegê-los de acidentes/atropelamentos à noite.

Até o momento, 98 cães de quatro localidades foram desverminados e vacinados com um imunizante polivalente importado. Outros 106 receberam atendimento veterinário e 24 animais foram castrados através do programa.

Saiba como denunciar

A Semape salienta que os moradores podem colaborar com a rede de proteção animal existente no município denunciando casos de abandono e maus-tratos. Para denunciar, basta ligar para a prefeitura, pelo 3561-4050, e pedir para falar com a equipe do Departamento de Proteção Animal.

Desde o início do ano, a equipe já recebeu e averiguou 167 denúncias. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.