Publicidade
Notícias | Região MAIS UMA VEZ

Processo de concessão do Parque Zoológico é suspenso por falta de interessados

Tentativas de passar zoo para a iniciativa privada se arrasta desde 2018. Estado emitiu nota dizendo que vai seguir na busca por parceria

Por Isabella Belli
Publicado em: 17.11.2021 às 17:37 Última atualização: 18.11.2021 às 09:24

O processo de licitação do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, que teria início nesta quarta-feira (17) com a entrega das Garantias de Proposta, não teve nenhum interessado. Com isso, a concessão do parque estadual à iniciativa privada está temporariamente suspensa. 

Zoológico Sapucai do Sul
Zoológico Sapucai do Sul Foto: Diego da Rosa/GES

Conforme o edital, venceria quem oferecesse no mínimo R$ 70 milhões para investir pelos próximos 30 anos.

Em nota emitida minutos depois do fechamento do processo, a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), disse que o governo seguirá buscando por parceria.

"O Governo do RS utilizou no edital de concessão à iniciativa privada do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul o padrão das concessões recentes e bem sucedidas de parques estaduais e federais. O principal objetivo com o modelo é transformar o Zoológico em uma atração interessante para os usuários a partir de uma boa gestão, com todos os cuidados necessários à saúde e bem-estar dos animais silvestres ali mantidos.

Entretanto, diante da falta de propostas, o Governo seguirá com a busca por parceiros da iniciativa privada para a administração do parque, e um corpo técnico avaliará qual a medida mais adequada para a viabilização do Zoo. O Governo continuará dando todo o suporte para a manutenção dos trabalhos no Parque, assim como o atendimento aos animais."

Tentativas sem sucesso

A concessão do Parque Zoológico para a iniciativa privada já teve diversas tentativas desde 2018. O objetivo, sempre foi de tornar o local mais sustentável e com melhores condições para os animais, além de dar mais opções de experiência aos visitantes. Atingir a meta, porém, tem sido complicado.

Uma consulta foi aberta há três anos para avaliar a competitividade dos termos do edital e em 27 de maio de 2019 uma licitação foi suspensa. Já no dia 7 de outubro do mesmo ano, uma nova tentativa de cessão do parque não teve resultado positivo. Isso porque, após três meses do edital aberto, nenhum interessado apareceu.

Seguindo com a saga, no dia 20 de abril deste ano, o Conselho Gestor do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Rio Grande do Sul aprovou o edital de licitação para a concessão e no 16 de agosto, o governo do Estado lançou um novo edital com propostas das empresas interessadas em assumir pelos próximos 30 anos a gestão, operação, manutenção e ampliação do Parque Zoológico que deveriam ser conhecidas nesta quarta-feira (17).

Em 2019, na primeira tentativa de concessão à iniciativa privada, o investimento previsto era de R$ 59 milhões durante os 30 anos do contrato, mas também não houve interessados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual