Publicidade
Notícias | Região FRAUDE NA SAÚDE

Enfermeiro da UPA Cachoeirinha é preso por suspeita de furto de medicamentos

Estudante de medicina foi detido em casa onde foram encontradas receitas médicas em branco e carimbos de profissionais da saúde

Publicado em: 07.12.2021 às 11:28 Última atualização: 07.12.2021 às 12:32

Um enfermeiro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Cachoeirinha, foi preso nesta terça-feira (6) em Porto Alegre. O homem, de 40 anos, é suspeito de furtar e adulterar medicamentos na unidade de saúde. O suspeito foi preso em casa, em flagrante, pelo crime de peculato, por se tratar de um funcionário público.

Enfermeiro da UPA Cachoeirinha é preso por suspeita de furto de medicamentos
Enfermeiro da UPA Cachoeirinha é preso por suspeita de furto de medicamentos Foto: Polícia Civil

Conforme a delegada Luana Medeiros, titular da 2ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha, o suspeito é concursado na prefeitura de Cachoeirinha e estudante de medicina em uma universidade privada. Ele teria pegado ampolas de cloridrato de Petidina, um analgésico usado em casos de dores agudas, similar à morfina e que causa dependência química. Ainda segundo a investigação, o homem trocava rótulos dos remédios para disfarçar o crime. “No intuito de ter acesso à Petidina, o autor do crime teria retirado os rótulos do produto e colocando-os em outros recipientes, de outros remédios, levando, então, consigo, as ampolas de Petidina”, explica a delegada.

No lugar do medicamento, o suspeito colocava a Deslanosídeo que é usado na diminuição da frequência cardíaca. ”Se usado em pessoas com problemas cardíacos, poderia levar, inclusive à morte”, afirma a delegada. Sem saber, os profissionais de saúde da UPA aplicavam os medicamentos adulterados em pacientes.

Após ouvir testemunhas, a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do suspeito, no bairro Glória, na capital. Na ação, foram apreendidos carimbos em nome de médicos, atestados em branco carimbados com dados de profissionais da saúde, receituários de controle especial também em branco, seringas, lâminas de bisturi, torneiras para infusão, ampola de cloridrato de lidocaína, cânulas e outros instrumentos médicos.

Em depoimento à Polícia, um médico que tinha nome no carimbo apreendido disse que não emprestou ou carimbou receitas em branco para ajudar o investigado.

Estudante de medicina foi preso em flagrante, em casa, em Porto Alegre
Estudante de medicina foi preso em flagrante, em casa, em Porto Alegre Foto: Polícia Civil

Em nota, a prefeitura de Cachoeirinha comunicou que uma sindicância interna está em andamento, ainda sem conclusão de responsabilidade. Também foi solicitada à assessoria jurídica da Saúde, que apure as informações junto às autoridades para que as medidas necessárias sejam avaliadas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual