Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região ESTÍMULO

Livros gigantes decoram praça de Morro Reuter e reforçam apreço da cidade pela literatura

Lombadas de 63 clássicos da literatura estão expostas na Praça Municipal José Paulo Sabá Meyrer

Por João Linden
Publicado em: 07.02.2022 às 21:09

Conhecida por estimular a leitura da população, Morro Reuter habitualmente se utiliza de livros para incentivar a busca pelo conhecimento. Desde esta segunda-feira (7), porém, obras literárias também protegem a Praça Municipal José Paulo Sabá Meyrer.

Liane Meurer, 59 anos, conferiu nesta segunda-feira a novidade com os netos Giovanna, 7, e Lucca, 2
Liane Meurer, 59 anos, conferiu nesta segunda-feira a novidade com os netos Giovanna, 7, e Lucca, 2 Foto: Diego da Rosa/GES
Para ser mais preciso, não são livros de verdade que compõem um dos muros que cerca a praça. São 63 lombadas gigantes de livros dispostas como se estivessem em uma estante. Os títulos selecionados para esse "cercamento" são de estilos bem variados, alguns deles clássicos: 1984, E o Vento Levou, Dom Casmurro, O Centauro no Jardim e até mesmo a Bíblia.

"Foi difícil escolher. Mas tiveram autores que, ao saberem do muro, ficaram emocionados por estarem representados. Já outros que ficaram de fora me cobraram por não terem entrado", brinca a prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro.

A iniciativa de decorar o muro com livros foi aprovada por alguns moradores que transitavam pela praça na tarde de segunda-feira. A Liane Meurer, 59 anos, por exemplo, tentava encontrar os livros que já leu expostos.

"Por enquanto já encontrei Iracema e O Aniversário do Tiltapes", contou, enquanto caminhava com os netos Givoanna, 7, e Lucca, 2.

"Achei a ideia de colocar as lombadas de livros no muro muito interessante. Ficou bem bonito e colorido. Aposto que quem for de fora e vier aqui vai querer tirar fotos", avalia Liane.

Além do quesito estético, ela valoriza o fato de que a iniciativa possa estimular a leitura. "Valorizo muito os livros e tento passar isso para os meus netos. É um hábito que ajuda muito no desenvolvimento, na pronúncia, no vocabulário e em muitos outros aspectos da vida."

Município da leitura, diz prefeita

Secretária de Educação de Morro Reuter em pelo menos 10 dos 30 anos da cidade, a prefeita Carla Chamorro se orgulha de a cidade ser lembrada como "município da leitura". "Já conseguimos muito reconhecimento e até prêmios por isso", pontua.

Esse prestígio acaba estimulando novos e mais volumosos investimentos públicos em leitura, gerando uma cadeia que se retroalimenta, proporcionando educação e cultura à população.

Um exemplo deste orgulho pela leitura está na entrada da cidade: o Obelisco de Livros. O monumento inaugurado em 2004 tem 10 metros de altura e é formado por uma pilha com 72 livros.

Para celebrar as três décadas de emancipação do município, o local será revitalizado. A temática obviamente são os livros.

"Os bancos do entorno, por exemplo, serão alterados para também partilharem do nosso gosto pela literatura", adianta a prefeita.

A grande casa dos livros de Morro Reuter também não poderia ficar de fora da celebração de aniversário da cidade. "Muito em breve a biblioteca mudará para um prédio próprio e com mais espaço os livros", destaca Carla.

Educação em processo evolutivo

E o caso da Helena não é exceção. Situação semelhante é relatada por Nelci Stur, 60 anos, avó de Manuela, 5. "(A leitura) É um estímulo importante e a Manu gosta de livros desde que era bem pequena. Acho muito legal esse apreço dela pelos livros", afirma Nelci, que ainda compara a educação da neta com a que teve. "Não tinha esses incentivos todos. Evoluiu muito."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.