Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região VEJA O VÍDEO

Uma semana depois, luz misteriosa volta a aparecer no céu da região

Rastro luminoso foi gravado pelas câmeras do Observatório de Taquara; assista

Por Fernanda Fauth
Publicado em: 16.02.2022 às 13:08 Última atualização: 16.02.2022 às 15:32

Uma semana depois do aparecimento de um objeto não identificado no céu de Gramado, desta vez, luzes piscando e em movimento chamaram a atenção de moradores da Serra gaúcha e do Vale do Paranhana. 

Satélite chinês foi visto pelas câmeras do Observatório na madrugada do dia 15
Satélite chinês foi visto pelas câmeras do Observatório na madrugada do dia 15 Foto: Observatório Espacial Heller e Jung/Divulgação

O fenômeno aconteceu na madrugada desta terça-feira (15), às 4 horas. Conforme um morador de Canela, que prefere não ser identificado, ele avistou as luzes de sua residência. "Achei estranho, vi que não eram estrelas, pois se movimentavam como um avião. Mas pelo rastro e o facho de luminosidade deixado, também era diferente de uma aeronave", afirma.

O mesmo comentário partiu de um residente em Três Coroas, que também pediu para não ter sua identidade revelada. "Estava indo pegar a estrada, porque trabalho em outra cidade, e de repente vi aquele rastro de luzes. Até levei um susto na hora, nem lembrei de filmar", conta.

Para o professor Fernando Jung, do Observatório Espacial Heller e Jung de Taquara, as luzes piscantes no céu tinham nome: eram um satélite chinês que passava pelo Estado durante aquela hora da manhã. "As vezes são vistos flares, ou seja, luzes piscando no céu, e podem ser atribuídos a ufos - objetos voadores não identificados. Na verdade, podem ser satélites, como este Fengyun 1C Deb, lançado pela China em 10 de maio de 1999", conta o especialista. 

O satélite, que deixa um rastro luminoso no céu enquanto passa, foi visto pelas câmeras do Observatório, às 4h27. O registro foi feito a 810 quilômetros de altitude, proporcionando a visualização no Rio Grande do Sul. 

Veja o vídeo do momento em que o equipamento cruza o céu:

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.