Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região OBRAS

Atraso na retirada de postes tranca obras de acesso em Dois Irmãos

Construções de acessos às margens da BR-116 iniciaram no final de 2021, mas estão paralisadas desde janeiro deste ano

Por Eduardo Amaral
Publicado em: 22.02.2022 às 20:32 Última atualização: 22.02.2022 às 21:37

Um conjunto de 13 postes aliado a uma confusão administrativa travam desde o início do ano as obras de acesso à BR-116 em Dois Irmãos. Iniciadas em outubro de 2021, as construções de acessos nos trechos da Colônia Japonesa e no bairro Travessão precisaram ser paralisadas no início de 2022 devido ao entrave causado por postes de energia nos locais, que de acordo com a prefeitura, impedem o andamento da obra.

Iniciadas em outubro do ano passado, obras de acesso estão paralisadas desde janeiro pela falta de remoção de postes
Iniciadas em outubro do ano passado, obras de acesso estão paralisadas desde janeiro pela falta de remoção de postes Foto: Eduardo Amaral/Especial

De acordo com o governo municipal, os pedidos de remoção dos 12 postes de energia da Colônia Japonesa e de um poste no Travessão foram feitos entre outubro e novembro do ano passado. Inicialmente a RGE, empresa responsável pela rede de energia, projetou a retirada dos mesmos até o final de janeiro. Entretanto os postes não foram retirados e, de acordo com o prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti (PP), a concessionária deu um novo prazo, agora para março.

Orçada em R$ 6,7 milhões, a construção dos três acessos recebeu o investimento de R$ 100 mil de um empresário local. As explicações para a paralisação da obra demonstram um desencontro administrativo entre os envolvidos. Como a RGE alegou ao governo municipal que não teria “tempo hábil para prestar o serviço”, a administração municipal entrou com uma licitação e contratou a empresa Pires e Silva para fazer os serviços.

Entretanto, para que pudesse agir, a vencedora da licitação precisava de uma autorização da RGE, e aí começam as versões contrastantes. De acordo com o prefeito de Dois Irmãos, a concessionária de energia elétrica afirmou ao poder público que a Pires e Silva não fez todos os procedimentos necessários via sistema para obter a autorização.

Por sua vez, a empresa contratada pelo governo municipal alegou que “o sistema não estava acessível”, de acordo com o prefeito Jerri Meneghetti. “Enquanto perdurou essa situação perdemos alguns dias, mas finalmente fomos informados que o serviço está liberado e com data marcada para desligamento da rede.” Agora, a autorização foi dada, e o prazo para a retirada dos postes de energia e retomada das obras é 15 de março.

Outros Trechos

Além dos dois acessos na Colônica Japonesa e no bairro Travessão, também estão previstas obras iguais no Distrito Industrial e no Distrito Industria. A previsão é que estas obras comecem a partir do segundo semestre deste ano. “Já estamos trabalhando nos outros toda a parte de entorno, como remoção de postes, desapropriação, etc. Para que, quando o DNIT sinalizar a intenção de início, estaremos com tudo liberado, sem perda de tempo”, afirma Meneghetti.

Procurada pelo Jornal NH, a RGE não respondeu aos questionamentos até o fechamento da reportagem.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.