Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região VALE DO PARANHANA

Estudante de Parobé morre após passar mal na sala de aula

Ana Gabriela Minks Guazina, de 14 anos, sempre estudou na escola de ensino fundamental que fica no bairro Guarujá

Por Ubiratan Junior
Publicado em: 07.03.2022 às 17:09 Última atualização: 07.03.2022 às 22:49

Uma adolescente de 14 anos morreu na manhã desta segunda-feira (7) após passar mal na sala de aula na Escola de Ensino Fundamental Idalino, no bairro Guarujá, em Parobé. A estudante foi identificada como Ana Gabriela Minks Guazina. 

Por volta das 8 horas, durante a aula de matemática ela começou a passar mal. O professor José Rogério Prates, disse que prestou os primeiros socorros. "No primeiro momento retirei ela da cadeira, coloquei no chão, tirei a máscara de proteção e observei se as vias respiratórias não estavam comprometidas. Depois observei os sinais vitais e notei que estavam fracos. Começamos a fazer massagem cardíaca", conta o professor. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a aluna do 9º ano não tinha histórico de problemas de saúde.

O Samu foi acionado e instantes depois Ana foi levada para o Hospital São Francisco de Assis. A secretária de educação Joana D'arc Wittman acompanhou os familiares e a direção da escola no hospital enquanto a diretora geral da pasta, Monalisa Alexandrina Fernandes, prestou suporte à instituição e aos colegas da turma da Ana. "Chegamos alguns minutos após o Samu ter levado a adolescente. Na ocasião, parte da equipe gestora permaneceu na escola, assim como colegas da turma que estavam ansiosos por notícias e tentando entender o que aconteceu com Ana", relata Monalisa. 

"A Ana era uma excelente aluna, destaque na escola com os melhores rendimentos. Estava sempre com livros e tinha um conhecimento acima da média para a idade e ano que frequentava. Sempre muito elogiada e querida por todos na escola", lembra Dilma Nunes de Oliveira, diretora da escola onde adolescente estudava. Ela sempre estudou na escola e os pais são professores da rede municipal de Parobé. 

As atividades no educandário foram suspensas ainda nesta segunda-feira e o atendimento só retornará na quarta-feira (9). De acordo com a Secretaria de Educação, já na retomada das aulas todos os alunos serão acompanhados por psicólogos da rede de apoio do município. Segundo Monalisa, a comunidade escolar está em choque mas a escola e a pasta de educação desejam fazer um ato de homenagem para Ana quando as aulas forem retomadas.

Em nota, a prefeitura lamentou a morte da estudante.

Leia a nota na íntegra: 

A Prefeitura de Parobé, por meio da Secretaria de Educação, em conjunto com a Escola de Ensino Fundamental Idalino Pedro da Silva, lamenta profundamente a morte prematura de Ana Gabriela Minks Guazina de 14 anos, estudante da Escola de Ensino Fundamental Idalino Pedro da Silva, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 7, após um mal súbito em sala de aula.

Neste momento de dor, comoção e luto, o prefeito Diego Picucha, a secretária de Educação Joana D’Arc Witmann e toda a Administração Municipal se unem aos familiares, amigos de escola e professores, manifestando os mais profundos sentimentos, rogando a Deus o conforto necessário pela irreparável perda.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.