Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região EDUCAÇÃO

Escolas de Campo Bom são destaques no Prêmio Sebrae e Educação Empreendedora

Município venceu todas as premiações nas categorias dos anos iniciais do ensino fundamental

Publicado em: 18.03.2022 às 05:00 Última atualização: 18.03.2022 às 15:42

Campo Bom fez bonito no 2º Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora e faturou todas as premiações na categoria anos iniciais do ensino fundamental. Além disso, o município conquistou o segundo lugar na categoria anos finais do ensino fundamental.

A distinção foi criada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o objetivo de reconhecer e valorizar práticas criativas e inovadoras na educação. Ao todo, professores de 11 instituições de ensino de oito cidades gaúchas chegaram à final da etapa estadual da premiação. Na região, ainda foi destaque Gramado, que venceu categoria ensino fundamental - anos finais.

Quatro projetos de Campo Bom foram reconhecidos
Quatro projetos de Campo Bom foram reconhecidos Foto: Emerson Santos/PMCB

A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada na terça-feira (15), em Porto Alegre, e contou com a participação do prefeito Luciano Orsi. "A educação é um dos pilares de Campo Bom e ter nossos projetos premiados confirma que estamos no caminho certo", comemorou Orsi.

O projeto destaque é da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rui Barbosa, do bairro Metzler, que inclusive já foi notícia no ano passado no Jornal NH. Arthur Donschat da Silva, 11 anos, em 2020 estava no 4º ano do ensino fundamental e desenvolveu a pesquisa Composteira Doméstica Urbana com as colegas Genilucia Santos de Bracho, Arthur Donschat da Silva e Viviane Jandres da Silva. Arthur frequentava o Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiler (Cemea) e lá adquiriu os conhecimentos para propor o projeto. Depois da feira, o assunto contagiou tanto o menino que ele passou a produzir composteiras para a comercialização em sua casa usando dois baldes e uma torneira.

Em 2021, Arthur vendeu mais de 50 unidades da composteira. "Eu fiquei feliz que a escola ganhou", disse o menino, que ainda precisa pensar no assunto para a feira deste ano.

Prata e bronze para outros projetos

 Já a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Emílio Vetter conquistou a prata com o projeto Aprendizagem criativa e os saberes científicos no dia a dia escolar, desenvolvido por Cleiton Rafael Fick, Djenifer Caroline Luz, Carolina Quintana Pinheiro e Elisandra Lemos Winter.
O bronze foi para a Emef Dona Augusta, que apresentou o Projeto Aprendizagem Criativa, da aluna Tatiana Cristina Padilha de Oliveira.

Por fim, a Emef Duque de Caxias recebeu a prata na categoria anos finais com o Projeto Horta Comunitária Escolar: uma alternativa às famílias em situação de insegurança alimentar, desenvolvido por Michele Capeletti, Gladir Mousquer e Karina Rodrigues da Silva.

A gestora de Políticas Públicas do Sebrae no Estado, Roselaine Monteiro Moraes, ressalta que muitas vezes o empreendedorismo está associado meramente à ideia de abrir um negócio, mas vai muito além disso. “É um conceito que cada vez mais ganha voz nos espaços de aprendizagem no que diz respeito ao protagonismo dos estudantes e ao desenvolvimento de ideias inovadoras, alinhadas com a realidade e demandas das comunidades brasileiras”, defende.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.