Campo Bom fez bonito no 2º Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora e faturou todas as premiações na categoria anos iniciais do ensino fundamental. Além disso, o município conquistou o segundo lugar na categoria anos finais do ensino fundamental.
A distinção foi criada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o objetivo de reconhecer e valorizar práticas criativas e inovadoras na educação. Ao todo, professores de 11 instituições de ensino de oito cidades gaúchas chegaram à final da etapa estadual da premiação. Na região, ainda foi destaque Gramado, que venceu categoria ensino fundamental - anos finais.
A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada na terça-feira (15), em Porto Alegre, e contou com a participação do prefeito Luciano Orsi. "A educação é um dos pilares de Campo Bom e ter nossos projetos premiados confirma que estamos no caminho certo", comemorou Orsi.
Em 2021, Arthur vendeu mais de 50 unidades da composteira. "Eu fiquei feliz que a escola ganhou", disse o menino, que ainda precisa pensar no assunto para a feira deste ano.
Já a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Emílio Vetter conquistou a prata com o projeto Aprendizagem criativa e os saberes científicos no dia a dia escolar, desenvolvido por Cleiton Rafael Fick, Djenifer Caroline Luz, Carolina Quintana Pinheiro e Elisandra Lemos Winter.
O bronze foi para a Emef Dona Augusta, que apresentou o Projeto Aprendizagem Criativa, da aluna Tatiana Cristina Padilha de Oliveira.
Por fim, a Emef Duque de Caxias recebeu a prata na categoria anos finais com o Projeto Horta Comunitária Escolar: uma alternativa às famílias em situação de insegurança alimentar, desenvolvido por Michele Capeletti, Gladir Mousquer e Karina Rodrigues da Silva.
A gestora de Políticas Públicas do Sebrae no Estado, Roselaine Monteiro Moraes, ressalta que muitas vezes o empreendedorismo está associado meramente à ideia de abrir um negócio, mas vai muito além disso. “É um conceito que cada vez mais ganha voz nos espaços de aprendizagem no que diz respeito ao protagonismo dos estudantes e ao desenvolvimento de ideias inovadoras, alinhadas com a realidade e demandas das comunidades brasileiras”, defende.