Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Desde cedo

Conscientização pelo Dia Mundial da Água na região

Nas escolas, estudantes foram conhecer de perto rios e arroios e entender a importância da preservação

Por Joceline Silveira
Publicado em: 23.03.2022 às 04:00

Turma de alunos participou de uma incursão na mata
Turma de alunos participou de uma incursão na mata Foto: Divulgação/Prefeitura de Sapiranga

Para marcar o Dia Mundial da Água, durante a terça-feira, municípios da região prepararam atividade de conscientização da população sobre o uso do recurso e cuidados com os esgotos.

Focadas nos estudantes da rede municipal, as atividades tinham como objetivo incentivar a reflexão sobre a importância do desenvolvimento sustentável de recursos hídricos e da preservação ambiental.

Em Sapiranga, cerca de 20 estudantes do 2º ao 5º ano das escolas 25 de Julho e Balduíno Wasem, localizadas na zona rural, participaram de uma incursão nas terras do Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam).

Antes de ir a campo, os alunos tiveram estudos teóricos sobre a água e, por isso, o Centro foi o local escolhido para eles aprenderem mais sobre esse recurso natural na prática. Durante as atividades, além de entender o funcionamento dos ciclo da água e a importância do Rio dos Sinos para a região, os estudantes tiveram lições sobre a mata ciliar e a preservação da fauna e flora local. Tudo conferido bem de pertinho. "Agora eles estão aprendendo Geografia e a relação do Vale do Sinos com o rio que banha a nossa cidade. Aqui eles puderam ver de perto como é necessária a preservação ambiental para a qualidade da nossa água", observou a professora de Ensino Globalizado da 25 de Julho, Ana Cristina Winter.

Campo Bom percorre o Sinos

Campo Bom teve navegação de inspeção no Rio dos Sinos
Campo Bom teve navegação de inspeção no Rio dos Sinos Foto: Fernando Santos/PMCB
Ontem o secretário de Meio Ambiente de Campo Bom, João Flávio da Rosa, e técnicos realizaram uma navegação de inspeção e fiscalização das atividades no Rio dos Sinos, no trecho do município, monitorando a qualidade da água e as condições da mata ciliar. Hoje haverá monitoramento da qualidade da água, com saída de campo nos arroios Weidler e Schmidt, sob orientação de monitores do Cemea e do Dourado/Eco-web. Na quinta-feira ocorre trilha pela mata ciliar do Sinos para observação da fauna e flora, com coleta de vestígios da natureza e dinâmicas, para alunos da rede municipal.

Parobé tem lives nas redes

Para marcar a data e reforçar o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, o município preparou uma série de atividades. Ontem a live "Saneamento: Básico ou Essencial?" abriu a programação. Já na sexta-feira, ocorre a live "Parobé contra Dengue". E no dia 28, será realizada a exposição Águas de Parobé. No dia 4 de abril, Dia do Rio Paranhana, terá apresentação do vídeo Nosso Rio. Toda a programação será realizada nas escolas municipais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.