Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região PREOCUPAÇÃO

Casos de dengue impactam nos atendimentos dos hospital em Igrejinha

Pronto atendimento do Hospital Bom Pastor (HBP) chegou a atingir seu limite de atendimento na segunda-feira

Publicado em: 30.03.2022 às 05:00

O significativo aumento dos casos de dengue em Igrejinha já começa a impactar o sistema de saúde da cidade. Por ora, quem mais sente o efeito é o pronto atendimento do Hospital Bom Pastor (HBP), que atingiu seu limite na segunda-feira. De acordo com a assessoria de comunicação da casa de saúde, foram 284 pacientes atendidos durante o dia. Destes, 40 resultaram em notificações de suspeita de estarem com a doença transmitida pelo Aedes aegypti.

Outro número que impressiona é o total de socorros prestados no pronto atendimento em março. Mais de 6 mil pessoas passaram pelo setor nos primeiros 28 dias do mês. O número do período tem pelo menos 2 mil assistências a mais que o registrado em todo o mês de fevereiro.

A situação faz, consequentemente, com que o tempo de espera por atendimento seja maior do que o habitual em muitos casos. A direção do hospital explica que, "mesmo com todos os esforços de médicos e equipe de enfermagem, a espera pelo atendimento tem sido elevada" e que reitera a preocupação com a situação.

"Pedimos a colaboração da população. Estamos monitorando a situação e estudando maneiras de aliviar essa sobrecarga em nossa capacidade operacional e oferecer uma assistência adequada, ágil, digna e de acordo com os propósitos da nossa casa de saúde", ressalta o diretor do Hospital Bom Pastor, João Schmitt.

Protocolos

Ainda sobre os atendimentos, a assessoria da casa de saúde reforça que o pronto atendimento não atende somente casos de dengue. Pacientes de diferentes patologias - incluindo Covid-19 - passam pelo local diariamente.

O protocolo de acolhimento e classificação de risco utilizado no setor é uma ferramenta proposta pelo Ministério da Saúde. Ele avalia e identifica os pacientes que precisam de atendimento prioritário. Assim, os casos identificados como mais graves recebem prioridade na ordem de atendimento.

Centro de triagem

O Centro de Triagem de Covid de Igrejinha foi adaptado para socorrer pacientes de dengue. E a procura pelos atendimentos têm sido alta durante todo o mês de março.

No último boletim divulgado pela prefeitura, Igrejinha tinha 1.384 casos de dengue confirmados. Destes, 380 são ativos, ou seja: podem retransmitir a dengue caso sejam picados pelo Aedes aegypti.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.