Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Prosperando

Setor da gastronomia volta a gerar bons negócios na região

Estabilidade na pandemia traz abertura de novas unidades de negócios no ramo da alimentação

Por Juliana Nunes
Publicado em: 01.04.2022 às 07:00

Thales e Levy abriram o restaurante em fevereiro
Thales e Levy abriram o restaurante em fevereiro Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

O setor gastronômico foi um dos grandes afetados pela pandemia. Enquanto alguns negócios conseguiram se reinventar, outros acabaram tendo que fechar as portas. Este ano, a abertura de novas unidades de bares, restaurantes, cafeterias e outros, tem sido realidade. Segundo dados da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, entre 1º de janeiro e 24 de março foram constituídos mais de 2,9 mil empreendimentos do setor. Somente em Novo Hamburgo, foram abertas 83 novas empresas.

Entre os novos empreendimentos hamburguenses está o restaurante do Thales Gabriel Ampese Barbosa, 24 anos, e do Levy dos Santos Oliveira, 24. O espaço que atua com delivery completará um mês na próxima quinta. "Acredito que a flexibilização e o fim de algumas restrições, por conta da pandemia, auxiliaram nesta retomada do setor. Os resultados estão além das nossas expectativas", comenta Oliveira. "Pensamos em abrir outra unidade até o fim do ano", completa Barbosa.

Para o presidente do Sindicato de Gastronomia e Hotelaria (SindGastrHô), Luciano Martins, o potencial turístico da cidade tem permitido a renovação deste comércio. "Nossa cidade tem recebido novas opções de gastronomia atraídas pelo potencial turístico de trabalho, com a programação de Feiras da Fenac, e de lazer como Lomba Grande, além do patrimônio histórico de Hamburgo Velho."

Franquia de cafeteria quer expandir o público

Cafeteria abriu unidade em janeiro
Cafeteria abriu unidade em janeiro Foto: Juliana Nunes/GES-Especial
Pensando na necessidade de um serviço "pegue e leve" surgiu a cafeteria que fica na Rua Marcílio Dias, inaugurada em fevereiro. "Pensamos neste formato porque mesmo com a pandemia a venda poderia ter um estabilidade permanente. Mas agora já estamos vendo a possibilidade de aumentar nosso espaço, não somente com mesas na rua, mas em termos um mezanino aconchegante e que possamos alcançar um público maior", diz o sócio do espaço Júnior de Brida, 38. O atendimento chama a atenção. O local é conhecido por trazer frases no copo de café e embalagens, com um toque da colaboradora Júlia Faber.

Cervejaria hamburguense abre rancho em Ivoti

Fat Bull investiu em propriedade de Ivoti
Fat Bull investiu em propriedade de Ivoti Foto: Edu Defferrari
A retomada ganhou força na região. Tiago Bird, 37, Daniel Jeffman, 42, e Alexandro Nunes, 37, se uniram à Pedro Zwetsch, 33, e abriram no último sábado um rancho na Avenida Presidente Lucena, em Ivoti. No lugar, havia um outro espaço gastronômico e todos os colaboradores foram mantidos. O valor total da operação é de mais de R$ 2 milhões. "A questão é analisar as oportunidades que surgem, sendo interessante e havendo viabilidade financeira ainda resta a coragem para empreender", destaca Bird. O próximo passo é Gramado. "Teremos uma versão menor do bar de Novo Hamburgo", adianta Bird.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.