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Notícias | Região LITORAL NORTE

Avanços do projeto do Porto Marítimo de Arroio do Sal são destaque na Assembleia

Entidades empresariais confirmaram presença em audiência pública. Até o final de 2024, é projetada a conclusão do empreendimento

Por Débora Ertel
Publicado em: 05.04.2022 às 14:39 Última atualização: 05.04.2022 às 14:42

O projeto que pretende construir um porto marítimo em Arroio do Sal e ter o primeiro navio atracando no local em 2024 vai de tempo e popa. É isso que garante o empresário João Acácio Gomes de Oliveira Neto, fundador e presidente da DTA Engenharia Portuária e Ambiental. A empresa foi a escolhida por um grupo de investidores para executar o projeto no litoral norte do Estado.

Projeto do Porto Marítimo de Arroio do Sal
Projeto do Porto Marítimo de Arroio do Sal Foto: DTA/Divulgação

Oliveira estará nesta quarta-feira (6) na Assembleia Legislativa no lançamento da Frente Parlamentar em Apoio à Implantação do Porto Meridional. A instalação se dará durante uma audiência pública para tratar da obra do porto, proposta pelo deputado Issur Koch (PP), na Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais.

Segundo Issur, entre as entidades que confirmaram presença estão a Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), Câmara da Indústria, Comércio e Serviço de Portão (CICS), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI), Federação das Associações dos Municípios do Estado (Famurs) e Superintendência Portuária, com representantes do Porto Seco de Novo Hamburgo.

Segundo Oliveira, o projeto já recebeu a termo de referência definitivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Este documento atesta que a DTA cumpriu todas as exigências legais para entregar ao órgão o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), respectivamente. Esse estudo viabiliza ou não a implantação do empreendimento levando em conta as consequências para o meio ambiente.

“Essa audiência é uma iniciativa importante para engajar as lideranças do Estado em um projeto de relevância, que vai melhorar a logística da região, em especial, do Norte do Rio Grande do Sul”, salienta.

A obra é orçada em R$ 6 bilhões, com uma estrutura capaz de movimentar 50 milhões de toneladas em carga ao ano. Segundo levantamentos, o Estado perde 15 milhões de toneladas em cargas anualmente para estados vizinhos, o que corresponde à capacidade de metade do Porto de Rio Grande. “Mais do que cargas, estamos falando de novas oportunidades para nossa gente”, pontua Issur.

Hoje, apesar do território gaúcho ter uma costa 20% maior que Santa Catarina, grande volume de cargas é enviado para o estado vizinho, principalmente do polo metalmecânico de Caxias do Sul e a produção de grãos, em especial a soja, da região Norte. Santa Catarina conta com seis portos e três deles -Itapoá, Navegantes e Itajaí - estão entre os dez principais terminais do Brasil.

O Porto de Arroio do Sal também é projetado para receber cruzeiros, pois haverá terminais para passageiros. Com isso, a perspectiva é que tenha incremento no turismo da serra gaúcha.

Outro ponto que será abordado no encontro é o projeto da hidrovia da Lagoa Mirim, com previsão de entrega ao governo federal na próxima semana. O transporte marítimo vai ligar o Brasil ao Uruguai. 

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