Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região PORTÃO

Polícia procura por chefe de esquema que cobra 'mensalidade' de donos de comércio

Morador do bairro São Jorge, homem conhecido como 'Cabelo', não foi encontrado durante o cumprimento de mandado

Por Franceli Stefani
Publicado em: 06.04.2022 às 03:00 Última atualização: 06.04.2022 às 10:24

Indiciado por homicídio, formação de quadrilha e extorsão. Esse é o criminoso procurado pela Polícia Civil de Portão por chefiar um grupo criminoso suspeito de cobrar "mensalidade" de comerciantes do município. O esquema de extorsão foi descoberto em outubro do ano passado. Segundo as investigações, os integrantes de uma conhecida organização criminosa do Vale do Sinos exigiam R$ 1,5 mil mensais a donos de revendas de veículos e de lojas como forma de "permissão" para que continuassem o serviço.

Conforme o delegado Marcos Mesquita, ele é o único que ainda não foi preso. Conhecido como "Cabelo", tem 27 anos e é morador do bairro São Jorge. "Ele ocupa um grau elevado na hierarquia de uma conhecida facção. Pelo histórico, vemos o quão perigoso é", relata. Junto com o irmão, o investigado foi indiciado por homicídio praticado em Rolante, no fim do ano passado. "Os dois foram indiciados no dia 6 de dezembro pela prática do assassinato a tiros. O motivo do crime teria sido o tráfico de drogas."

Mesquita detalha outra situação envolvendo o alvo da Delegacia de Polícia. Um acidente com três mortes na RS-240, em Portão, no dia 2 de agosto de 2021. As vítimas fatais eram dois homens, de 21 e 22 anos, e uma mulher, de 29. Todos moradores do bairro São Jorge. "O procurado e um outro homem ficaram feridos nesse acidente e foram socorridos. Ambos envolvidos pela prática de extorsão", relembra o delegado.

O boletim de ocorrência informava que havia bebidas no interior do veículo, que invadiu a pista contrária. "O bafômetro não foi feito porque o condutor precisou de atendimento médico. Foi indiciado por homicídio culposo." À época, familiares disseram que os amigos teriam retornado de uma festa. O condutor apresentava sinais de embriaguez.

A Polícia Civil pede ajuda à comunidade. Qualquer informação do paradeiro do criminoso deve ser repassada. O contato é o (51) 98502-0339.

Operação da Polícia Civil foi em dezembro

A ofensiva, intitulada “Extortion” e “Money” foi desencadeada em dezembro do ano passado. A Polícia Civil coletou provas do envolvimento do grupo com os crimes de extorsão que aterrorizavam os empresários portonenses.

“Quatro preventivas foram de indivíduos que já se estavam presos e comandavam as extorsões praticadas pelos comparsas que estavam em liberdade”, frisa. Em uma das casas havia 11 quilos de maconha.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.