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Notícias | Região SÃO LEOPOLDO

Obras da terceira faixa da BR-116 devem ser concluídas em seis meses

Melhoria deverá ser finalizada depois da duplicação das pontes sobre o Rio dos Sinos, em São Leopoldo

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 07.04.2022 às 03:00 Última atualização: 07.04.2022 às 08:52

Há mais de um ano, o trecho da BR-116 em São Leopoldo se transformou em um verdadeiro canteiro de obras. Depois da duplicação das pontes sobre o Rio dos Sinos, iniciada em março de 2021 e que segue em andamento, na semana passada equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) começaram os trabalhos para a implantação da terceira faixa da rodovia na cidade.

Juntas, as melhorias devem amenizar um dos piores gargalos do trânsito da BR-116 na região, por onde transitam diariamente cerca de 140 mil veículos.

Os trabalhos para abertura das novas pistas tiveram início no último sábado, com a remoção dos postes de iluminação
Os trabalhos para abertura das novas pistas tiveram início no último sábado, com a remoção dos postes de iluminação Foto: Diego da Rosa/GES

Conforme o Dnit, as obras da terceira faixa devem durar cerca de seis meses, terminando depois da conclusão das pontes sobre o Sinos. Os trabalhos para abertura das novas pistas tiveram início no último sábado, com a remoção dos postes de iluminação da rede elétrica entre os quilômetros 242,4 e o 246.

Em nota, o Dnit informou que o trecho entre a ponte do Sinos e o viaduto da Scharlau ficará sem a iluminação do canteiro central durante a execução dos serviços, sendo mantida a iluminação existente às margens da rodovia, em ambos os sentidos.

"Como a instalação das novas luminárias acontece na fase final dos serviços de pavimentação, a sinalização será intensificada para amenizar o risco aos usuários da rodovia", explica o órgão no texto.

Próximos passos

A partir desta semana, as equipes darão sequência às próximas etapas do projeto, iniciando com a supressão da vegetação. Depois, haverá a remoção das defensas metálicas e, na sequência, serão executadas a terraplanagem e a pavimentação.

O Dnit ainda explica que não é possível fornecer um cronograma preciso de quando ocorrerá cada etapa da obra, pois "os trabalhos dependem das condições climáticas e estamos ingressando no período mais chuvoso do ano".

Segundo a autarquia, as obras do chamado complexo Sinos-Scharlau integram o lote 1 das melhorias operacionais de segurança e tráfego da BR-116, no trecho entre a RS-239, em Novo Hamburgo, e Porto Alegre, que tem investimento total de R$ 690 milhões.

Três pistas BR 116

BR em Canoas tem sua terceira pista há mais de 10 anos

No trecho de Canoas, a BR-116 já possui a terceira pista em alguns pontos. As obras foram realizadas entre 2009 e 2010. Desde então, as regiões que eram mais críticas para o motorista têm um melhor fluxo de trânsito.

A primeira obra a ser realizada no sentido capital-interior, e uma das principais, foi na ponte do Rio Gravataí, no limite com Porto Alegre. A terceira pista segue até o viaduto que dá acesso ao bairro Rio Branco.

Ampliação canoense foi em 2009/2010
Ampliação canoense foi em 2009/2010 Foto: Paulo Pires/GES

O fluxo também se tornou mais fácil na região dos bairros Centro e Marechal Rondon, próximo às ruas de acesso ao novo shopping e ao hipermercado Bourbon. A velocidade média gerada pelo maior espaço de circulação favorece os motoristas.

A pista passou recentemente por obras de melhoria, mas ainda falta a pintura divisória, o que tem confundido os motoristas em direção à capital, que trocam de pista sem se dar conta da delimitação. Para viabilizar uma terceira pista na rodovia, foi necessário reduzir o acostamento, o que por vezes gera impactos no trânsito em caso de veículos em pane ou pequenos acidentes.

Colaboraram: Daniele Farias e Eduardo Amaral

Recurso estadual para obra é questionado

No fim de março, o governo do Estado anunciou o aporte de recursos para investimento nas rodovias federais, entre elas a BR-116. Ao contrário do que poderia parecer, o Piratini pode não ter vida fácil para aprovar o projeto de lei (PL) que destina R$ 490 milhões à União para concluir obras. Parlamentares de oposição querem mais explicações e alguns já dizem que, caso o projeto não seja ampliado e melhor explicado, votarão contra.

Elton Weber (PSB) que até poucos dias integrava a base do governo Eduardo Leite (PSDB), é um dos parlamentares insatisfeitos com a forma como o projeto chegou à Assembleia. Weber entende como “importantes” as obras para as quais os recursos serão destinados, como o caso do viaduto da Scharlau, na BR116.

Entretanto, o principal ponto de desacordo do deputado é o fato de o Estado destinar dinheiro para rodovias que seriam de obrigação do governo federal. “Como ficam outras tantas rodovias estaduais? De fato temos essa folga financeira?”.

Líder da bancada petista na Casa, Pepe Vargas faz coro ao colega e questiona a destinação de recursos estaduais para uma obra federal. “Não cabe ao Estado gastar recursos em trechos que serão pedagiados”, avalia, lembrando já há planos de concessão de trechos à iniciativa privada. Tentando Agilizar Contrariamente aos colegas, o deputado Issur Koch (PP) se mostra favorável à medida e ainda afirma que trabalhará para agilizar ainda mais o processo de tramitação.

“Como presidente da Frente Parlamentar pela Infraestrutura do Vale dos Sinos, Caí e da Serra, estou intermediando aos colegas deputados para que o projeto tenha o trânsito mais urgente possível para que a gente possa garantir esse aporte de recursos e dar a celeridade necessária para essas obras.”

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