Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região

Novena vai anteceder a edição deste ano da Romaria do Padre Reus

Evento ocorrerá em 10 de julho, com o tema Santuário Sagrado Coração: uma família de famílias

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 12.04.2022 às 03:00 Última atualização: 12.04.2022 às 07:07

A comissão organizadora da Romaria do Padre Reus fez sua primeira reunião geral, na tarde desta segunda-feira (11), no Santuário do Sagrado Coração de Jesus - onde está situado o túmulo de Padre Reus - para tratar sobre os detalhes iniciais da 16ª edição do evento. A ação ocorre tradicionalmente no segundo domingo de julho, que neste ano cairá no dia 10, coincidentemente, data do aniversário de nascimento do pároco.

Primeira reunião da comissão organizadora ocorreu ontem
Primeira reunião da comissão organizadora ocorreu ontem Foto: Diego da Rosa/GES

No encontro, foi definido que o tema da Romaria em 2022 será Santuário Sagrado Coração: uma família de famílias, e o lema escolhido para a ação foi uma frase dita pelo Papa Francisco: O bem da família é decisivo para o futuro do mundo e da Igreja. Reitor do Santuário, padre Raimundo Resende explicou que a intenção foi inspirar-se no pontífice para buscar o mote da Romaria este ano, que acabou unindo-se também ao que pregava Padre Reus. "Uma das bandeiras de Padre Reus era a defesa da família", destacou.

Programação

Além da retomada da procissão a pé - a ação ocorreu em forma de carreata nos últimos dois anos, levando a estátua de Padre Reus em carro aberto por diversas ruas da cidade, por conta das restrições à pandemia -, essa 16ª edição também contará com uma programação maior e descentralizada.

Uma das atividades definidas foi a de realizar uma novena pela beatificação de Padre Reus, durante os nove dias que antecedem a Romaria, uma em cada paróquia da cidade. "Vamos ter a novena, mas invés de virem ao Santuário, o Santuário vai até as paróquias", ressaltou padre Resende, enfatizando de que a ideia é levar o santuário às comunidades, rezando e celebrando a novena pela beatificação de Padre Reus. "Essa novena é para ir animando e preparando espiritualmente para a Romaria e, ao mesmo tempo, ir divulgando", argumentou. O cronograma e horários da novena nas paróquias serão divulgados posteriormente.

Romaria Motorizada

Outra atividade que deve fazer parte da programação será uma Romaria Motorizada, que será realizada no domingo anterior ao da Romaria tradicional, dia 3 de julho. O intuito, conforme Resende, é lembrar e incentivar a população para participar da Romaria a pé - no domingo seguinte - e ainda proporcionar que aqueles que não têm condições de fazer a procissão tradicional, possam prestigiar a programação mesmo assim. "Não é algo paralelo, é dentro do corpo da programação", ponderou o reitor.

Veículos como carros e motos serão convidados a participar da Romaria Motorizada, enquanto ciclistas e pedestres, da Romaria tradicional.

Diversas entidades

A comissão organizadora da 16ª Romaria do Padre Reus é formada por diversas entidades e autoridades municipais, além da Prefeitura e forças de segurança. Nesta primeira reunião, estiveram presentes representantes do Santuário, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Paróquia Santa Catarina, Prefeitura, Sesc São Leopoldo, Grupo Sinos, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ciclosinos, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.