Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região PATRIMÔNIO HAMBURGUENSE

Cheia de mato e com vidros quebrados, Casa da Lomba ainda aguarda por melhorias

Histórico casarão do bairro rural de Novo Hamburgo, já recebeu aulas de capoeira, dança, música e abrigou o conhecido coral, mas agora está fechada; moradores reclamam da situação

Por Adriana Lima
Publicado em: 23.04.2022 às 18:24 Última atualização: 23.04.2022 às 19:12

Um local que respira cultura e arte, mas que ultimamente está fechado e com visita apenas de insetos e sujeira. A Casa da Lomba, histórico casarão do bairro rural hamburguense, já recebeu aulas de capoeira, dança, música e abrigou o conhecido coral, mas agora está fechada e ao relento.

Revoltado com a situação, o morador da Lomba Grande há 57 anos, o zelador Jurandir da Silva colou cartazes na frente do local na tarde deste sábado (23), para chamar a atenção das autoridades para o cuidado com o espaço. Acompanhado do amigo, o cuteleiro Emerson Gomes, 36, que também mora na Lomba, eles passaram a tarde na frente da casa histórica entregue ao mato. 

Da escada já se vê o abandono: há janelas na fachada com o vidro quebrado e o mofo toma conta de paredes. E é só até a escada que se consegue chegar, já que o mato invade toda a frente.

"Olha isso, está abandonada, caindo aos pedaços, isso aqui está esquecido. Eu passo todos os dias na porta, é muito triste pensar que antes aqui tinha capoeira, computação, meus sobrinhos se formaram no coral daqui. Aqui é o centro cultural da Lomba. Eu não sou ligado a nenhum político, e não vou deixar assim, eu vou cobrar, eu vou em cima, não é pra mim, é para os meus afilhados, é pra criançada de Lomba Grande", desabafa Jurandir. 

Recurso foi anunciado

Em 23 de agosto de 2021, o Jornal NH publicou matéria sobre o anúncio da Prefeitura de recurso de R$ 1 milhão para a restauração da Casa da Lomba. O projeto havia sido contemplado junto a um edital do Fundo Para Reconstituição de Bens Lesados, vinculado ao Ministério Público.

De lá pra cá, segundo Jurandir que passa todos os dias na porta, nada foi executado. Ainda em 2017,as atividades foram encerradas no local,porque não oferecia segurança aos usuários, e o poder público anunciou a restauração da casa.

Por meio da assessoria de imprensa, o secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso informou que "estamos aguardando o Convênio com o Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). Enquanto não houver Convênio assinado e o repasse do recurso não temos como licitar."

História

A Casa da Lomba é um ponto de grande relevância histórica para Novo Hamburgo e foi construída em 1860 por iniciativa de moradores e da comunidade religiosa. O espaço era utilizado como salão paroquial e escola e abrigou um dos primeiros colégios do Estado. O imóvel foi adquirido pela Prefeitura em 2011 e vinha sendo utilizada como espaço multicultural. Localizada na Rua João Aloysio Allgayer, a casa foi tombada em 2007.

 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.