Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região VEJA FOTOS

Provas campeiras movimentam Taquara neste fim de semana

Além disso, a partir das 21 horas deste sábado (23) o cantor tradicionalista Cristiano Quevedo se apresenta e após tem baile com o grupo Sétimo Sentido. No domingo, as provas começam às 8 horas

Por Débora Ertel
Publicado em: 23.04.2022 às 17:04

O fim de semana é festa em Taquara, com o 1.º Taquara Campo, na sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) O Fogão Gaúcho. A festa ainda marca o 36° Festão Campeiro e 6.º Rodeio Artístico e Cultural, eventos tradicionais da entidade que não eram realizados há dois anos por causa da pandemia.

Neste sábado (23), a programação foi marcada pelas provas campeiras, que tomaram conta da cancha de tiro de laço. Segundo o coordenador da campeira do evento, Vagner Mattos, mais de 40 entidades marcaram presença, vindas de cidades da região, mas também de municípios como Glorinha, Cambará, Caxias e Espumoso. A expectativa era que 200 duplas para a prova de tiro de laço, premiação de R$ 18 mil. “O rodeio está muito bom. A gente está muito faceiro”, garantiu Mattos.

Quem também estava contente por voltar a competir em casa era o motorista Lucas Teixeira, 32. Integrante do Fogão Gaúcho, ele participou do laço em equipe com o cavalo Nuvem da Casa de Pedra. “É sempre bom poder competir em casa”, comentou.

Já na parte artística, as dançarinas na invernada juvenil do CTG Palanques da Tradição, de Campo Bom, Emilly Pereira, 15, Camily Silva, 17, e Bruna Eloísa Klein, 16, iniciaram cedo os preparativos. Embora elas subissem ao palco somente à tarde, no meio da manhã fizeram a maquiagem e o penteado. A atividade contou com provas de danças tradicionais e chula.

Rudi Rosa, 50, que veio do CTG Coxilha do Rio Grande, de Parobé, acampou no parque desde quinta-feira, e participou das provas de laço. “O evento está completo e organizado. Estão de parabéns”, disse ele.

A prefeita Sirlei Silveira explica que a Taquara Campo veio para substituir a antiga Expocampo Taquara, focada na bacia leiteira e, que hoje não reflete mais a realidade rural do município. “Por isso nós mantemos o campo, de trazer essas coisas para a cidade”, diz. Sendo assim, a prefeitura uniu a tradicional programação do Fogão Gaúcho com as festividades oficiais. Foram realizadas melhorias na sede campestre, na iluminação e nas estradas internas. “Foi uma união de esforços que está sendo um sucesso”, finalizou. 

A festa continua  

Neste sábado, o cantor tradicionalista Cristiano Quevedo se apresenta a partir das 21 horas, e logo após, ocorre o baile com o grupo Sétimo Sentido. Além das atrações, há duas praças de alimentação, comércio de produtos gauchescos, artesanatos, agricultura familiar, brinquedos infláveis e parque de diversões. No domingo, as provas começam às 8 horas. Os ingressos do 1? Taquara Campo estão com os valores únicos de cinco reais para quem visitar o evento até as 19 horas e quinze reais, após este horário - o que inclui acesso ao parque, participação ao show e ao baile. O estacionamento custa 15 reais. 

O Fogão Gaúcho, que fica às margens da RS 115 - Km 2, em Taquara. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.