Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região PREVISÃO DO TEMPO

Calor fora de época pode causar temporais durante a semana no RS

Na região metropolitana, há risco de tempestades isoladas, com vento forte e granizo, especialmente na terça e na quinta-feira

Por Ermilo Drews
Publicado em: 24.04.2022 às 14:22 Última atualização: 24.04.2022 às 15:22

O Rio Grande do Sul deverá ter calor atípico no decorrer da semana, seguido por possibilidade de tempestades. De acordo com a MetSul Meteorologia, a atmosfera vai estar muito instável entre segunda (25) e quinta-feira (28) na Argentina, no Uruguai e aqui no Estado. Haverá condições favoráveis para temporais fortes e isolados, com eventual ocorrência de granizo e vendavais.

Com máxima chegando a 35 graus, região metropolitana poderá ter temporais isolados
Com máxima chegando a 35 graus, região metropolitana poderá ter temporais isolados Foto: Arquivo GES
A meteorologista Estael Sias aponta que o risco maior para temporais na região metropolitana será na terça (26) e na quinta-feira, com chance, inclusive, de vento forte e granizo. “Teremos uma condição completamente atípica em relação à temperatura, porque vai ter um vento predominante de Norte para Sul que a gente chama de 'corrente de jato de baixos níveis', que é um verdadeiro corredor de ar quente que vai predominar pelo menos até quinta-feira sobre o Rio Grande do Sul e região metropolitana, trazendo uma temperatura muito alta para esta época do ano”, explica.

De acordo com Estael, já nesta segunda-feira, o Vale do Sinos deverá ter temperatura entre 15 e 30 graus, com sol e nuvens, e alguma chance de chuva isolada à noite. Para terça-feira, há alerta de temporais isolados, especialmente do meio da tarde para a noite, com temperatura variando entre 19 e 27 graus. 

O dia mais quente da semana será a quarta-feira, com mínima de 20 e máxima de 35 graus. Já na quinta-feira, as temperaturas ficam na faixa dos 20 aos 30 graus, com chance de chuva entre o meio da tarde e a noite.

“Na sexta-feira, ocorre a grande virada no tempo, quando devemos ter quadro de instabilidade mais generalizado e que vai impactar na temperatura. Aí muda bastante o padrão de temperatura, com 14 a 19 graus. Mas este refresco não vai demorar muito tempo não. Em seguida, vai voltar a esquentar”, antecipa Estael.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.