Publicidade
Notícias | Região FESTA DA IMIGRAÇÃO

São Leopoldo Fest deverá ocorrer de 15 a 25 de julho com ações descentralizadas

Programação tradicional estará de volta e haverá mais diversidade musical nos shows

Por Isabella Belli*
Publicado em: 12.05.2022 às 03:00 Última atualização: 12.05.2022 às 07:21

A São Leopoldo Fest deste ano está confirmada, de acordo com o secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos. Segundo ele, a empresa S3 Entretenimentos Turísticos e Produções, única que se candidatou para o processo de licitação para produzir a festa, deverá assinar o contrato em cerca de cinco dias úteis. "Eles corrigiram alguns pontos que divergiam com o edital e entregaram a nova documentação que já foi homologada", explicou.

Desfile retorna ao Centro, assim como as casas enxaimel
Desfile retorna ao Centro, assim como as casas enxaimel Foto: Thales Ferreira/prefeitura de São Leopoldo/divulgação

 

As atrações nacionais ainda são um mistério, mas de acordo com Vasconcellos, a festa será mais focada na cultura e tradição germânica.

"Queremos fortalecer nesta festa o perfil cultural, com programação pensada e escolhida com muito cuidado. Vai ter uma presença muito forte de orquestras, corais e grupos folclóricos da região. Este caráter germânico e tradicional vai estar muito enaltecido, até por conta do bicentenário e por razões histórica e turística. Será um ensaio para as comemorações dos 200 anos."

Retorno da programação

A tradicional festa que comemora a chegada dos primeiros imigrantes alemães vai ocorrer de 15 a 25 de julho, no Largo Rui Porto e no Ginásio Municipal Celso Morbach, mas terá outras duas atividades descentralizadas, além das casinhas enxaimel na Rua Independência comercializando doces, salgados e artesanato, do desfile e do acendimento da pira na Praça do Imigrante. Será o retorno de uma programação que ficou, na sua maioria, suspensa por conta da pandemia.

A corte formada pela rainha, duas princesas e a oma, deverá ser a mesma do ano passado, conforme Vasconcellos, assim como aconteceu no carnaval deste ano.

Agora, conforme o titular da Secult, inicia a preparação do largo para receber a infraestrutura. "Vamos estruturar e qualificar a área para deixar adequada para realizar o evento. Essa será uma das nossas principais atribuições." Conforme o edital da festa, a montagem da estrutura deve começar no dia 1º de julho.

*Colaborou: Priscila Carvalho

Apresentações para todos os gostos

Um dos pontos citados no edital e que a produtora S3 Entretenimentos Turísticos e Produções deverá seguir é em relação a diversidade musical. A exigência é que tenha shows de gêneros musicais diferentes para agradar a todos os públicos e, segundo Alessandro Almeida, representante da produtora, isso é o que não vai faltar. “Estamos fazendo um certo suspense sobre as atrações, mas posso dizer que cada dia será um estilo diferente.”

Aproximando a população depois da pandemia

Para o prefeito Ary Vanazzi, a São Leopoldo Fest este ano terá entre outros objetivos reaproximar as pessoas após a pandemia. “A ideia da festa é uma questão cultural, econômica, pois movimenta a economia local, e traz pra cidade também um pouco daquele espírito de recuperar uma convivência social que se perdeu. Precisamos também devolver à sociedade um pouco desse processo de convivência social, aproximação, de vivência nas comunidades. Isso é muito importante inclusive para a saúde da população.”

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual