No início dos anos 1960 – quando o mundo da música vivia uma efervescente agitação e transformação – nada parecia mais apropriado do que abrir uma loja de instrumentos musicais. Afinal, era época de bossa nova com João Gilberto e Tom Jobim, do tradicionalismo ganhando força com Teixeirinha e da chegada de fenômenos como os Beatles e Roberto Carlos, entre outros. Ou seja, a inspiração para as pessoas desejarem aprender a arte de tocar um violão, um teclado ou uma guitarra, por exemplo, vinha de muitos lados.
Ariane Brusius, filha dos fundadores, conta que a criação da loja começou de uma forma curiosa: uma carona dada por um amigo de Wanzete. “O senhor Arno Bohn tinha comprado uma loja de instrumentos, mas o negócio não deu certo. Então, durante a carona, ele perguntou ao meu pai se conhecia alguém que se interessasse em adquirir o estabelecimento. O pai falou que não sabia de ninguém, mas, como na época desejava se desfazer de sua caminhonete, fez o negócio ali mesmo, trocando o veículo pela loja de seu Arno”, relata Ariane, que hoje administra o Palácio juntamente com seus irmãos Ariete, Albano e Adonis.
Ela diz ainda que a loja foi um presente de seu pai para a esposa, Alice: “A minha mãe era apaixonada por música e achava que um instrumento poderia transformar a vida das pessoas”.
No início, enquanto Alice trabalhava no estabelecimento, Wanzete dava aula de educação física, mas ao longo dos anos ele e os filhos foram se integrando ao negócio. Ariane destaca que a relação entre a loja e o público sempre foi muito próxima. “Nossos clientes têm muita confiança no nosso trabalho porque procuramos facilitar ao máximo a compra e damos todo o suporte necessário”, explica.
O Palácio da Música conta com espaços internos amplos e um portfólio qualificado de instrumentos e, ainda, acessórios. A loja é organizada por setores: cordas, percussão, sopro, teclas, musicalização infantil, métodos, áudio etc.
O Palácio não se limita à venda de produtos e reparos. Há toda uma estrutura criada dentro da própria loja para a realização de apresentações, palestras e workshops, voltados à formação de músicos. “Há uma relação próxima com movimentos culturais da região”, destaca Ariane.
O Palácio da Música está localizado na Rua Cinco de Abril, 136. O horário de funcionamento é das 8h45 às 18h45, de segunda a sexta, e das 9 às 16 horas, aos sábados. Contato pelo WhatsApp (51) 99934-4433.
Site e comprar on-line: palaciodamusica.com.br
Instagram: @palaciodamusicanh
Facebook: /palaciodamusicanh
Na quinta-feira, dia 12, a loja realizou sua festa de aniversário, quando foi lançado um vídeo que conta a história do Palácio. Clique aqui para assistir.